Após a morte do surfista Bruno Rossato Santana, 28 anos, assassinado na madrugada de domingo na praia Brava, em Itajaí, um grupo de moradores se reuniu nesta segunda-feira para iniciar uma mobilização por mais segurança no bairro.
Continua depois da publicidade
Diversos jovens marcaram presença na reunião, que definiu as próximas ações do grupo. Nenhum representante das Polícias Civil e Militar ou da Secretaria de Segurança Pública se manifestou durante o encontro.
Além de um abaixo-assinado que deverá ser entregue para as principais autoridades ligadas à segurança, os moradores criaram uma comissão que vai discutir as diretrizes que serão reivindicadas – entre elas está a criação de uma Guarda Municipal na cidade. Para o próximo sábado, às 10h, também foi marcada uma manifestação pela morte do surfista.
Conforme um dos organizadores do ato Robson Dias, uma comissão menor vai se reunir nesta terça para traçar os objetivos do grupo. As outras pessoas funcionarão como multiplicadores das ações propostas.
Continua depois da publicidade
– No sábado vamos fazer uma manifestação no local onde o Bruno foi morto e também vamos informar os encaminhamentos que faremos, além de marcar um dia para entregar o abaixo-assinado para o secretário de desenvolvimento regional – explica.
Indignação
O presidente do Conselho de Segurança da praia Brava, Galeno de Castro, diz que o Conseg abriu espaço na sua reunião mensal para que os moradores se encontrassem. Para ele, a manifestação mostra a indignação dos jovens com a segurança do bairro.
– Todo dia temos furtos de veículos e nas casas, comércios são assaltados. Todo dia somos chamados por alguma coisa. A praia Brava está cheia de ladrões, estupradores e traficantes – afirma.
Continua depois da publicidade
De acordo com o presidente do Conseg da Barra Norte, Luiz Nuhrich, é necessário oficializar os órgãos responsáveis exigindo soluções com prazo definido.
– Nós que estamos há 10 anos trabalhando com segurança lamentamos que somente depois de uma morte haja mobilização. Para resolver essa questão, a solução tem que começar pela gente – defendeu.
O abaixo-assinado por mais segurança no bairro ficará disponível para os moradores que quiserem assinar a partir das 14h desta terça no Art & Café, na rua Rui Barbosa, 699, na praia Brava, em Itajaí.
Continua depois da publicidade