Um novo protesto contra o aumento da passagem de ônibus em Porto Alegre começou pacificamente em frente à prefeitura, e terminou com contêineres incendiados, agências bancárias quebradas, veículos pichados e 23 pessoas detidas. A manifestação, que iniciou por volta das 18h desta quinta-feira, durou cerca de 4 horas e bloqueou o trânsito em ruas e avenidas do centro da cidade.
Continua depois da publicidade
Depois de sair da prefeitura, os manifestantes seguiram pela Avenida Júlio de Castilhos em direção à rodoviária. Algumas pessoas subiram no arco da Trensurb que fica em frente ao Mercado Público. Eles picharam a estação do trem e estabelecimentos comerciais da região. Bancos tiveram vidros quebrados e ônibus foram depredados.
Enquanto centenas de pessoas realizavam o protesto de forma pacífica, um pequeno grupo de cerca de 20 pessoas deixava rastros de vandalismo que geraram vaias de grande parte dos manifestantes. Containers de lixo também foram derrubados.
O trânsito foi bloqueado na Júlio de Castilhos e, depois, na Salgado Filho. A Brigada Militar e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) acompanham o trajeto, que chegou à Avenida Borges de Medeiros no sentido Centro-bairro, trancando a circulação de veículos nos dois sentidos.
Ao passarem em frente ao Tribunal de Justiça, onde a tropa de choque da Brigada Militar fez a proteção, manifestantes atiraram pedras no edifício e fizeram pichações pelo caminho. Na Aureliano de Figueiredo Pinto, o trânsito foi bloqueado.
Continua depois da publicidade
Na Avenida João Pessoa, algumas pessoas atearam fogo a contêineres, bloqueando a via por cerca de uma hora. A Brigada Militar reagiu com bomba de gás lacrimogêneo. Ao final do protesto, pelo menos 23 pessoas foram detidas. Levadas para um posto da Brigada Militar no Centro, foram liberadas por volta da 1h.
Na tarde desta quinta-feira, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) emitiu uma medida cautelar determinando que a Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC) mantenha o valor da tarifa de transporte público urbano em R$ 2,85.