Assim como o rosto, o couro cabeludo é uma das partes do corpo mais sensíveis à radiação solar e exige cuidados especiais. O cabelo atua como uma proteção natural da região, e por isso, os carecas devem dedicar ainda mais atenção ao couro cabeludo, que fica totalmente exposto aos efeitos nocivos do sol, sobretudo durante o verão.

Continua depois da publicidade

Segundo o dermatologista Nilson Octávio da Silva, a primeira e mais simples medida é a mesma para qualquer parte do corpo: a proteção através do uso de protetores solares.

– O couro cabeludo possui muitas glândulas sebáceas, produtoras da oleosidade da pele, então deve-se sempre optar por produtos em gel ou loção – adverte o médico.

O fator de proteção solar (FPS) deve ser sempre no mínimo 30 e o uso adicional de chapéus, bonés e sombrinha de praia é muito útil, além de estender a área de proteção para outras partes sensíveis, como orelha, olhos e pescoço.

Continua depois da publicidade

Para os mais precavidos, existem bonés e chapéus com proteção contra raios UVA e UVB, feitos com fios a base de dióxido de titânio.

:: Dicas para recuperar a pele após o verão

Orientações servem também para quem tem cabelo

Pessoas com cabelos finos também precisam ter cuidadoo com a exposição ao sol, pois o couro cabeludo está pouco protegido. Deve-se aplicar produtos específicos para a proteção do cabelo e do couro cabeludo, além de cuidar para algumas áres não ficarem ainda mais expostas, como, por exemplo, quando se divide ao cabelo, deixando uma faixa do couro cabeludo sem a cobertura dos fios. Chapéus completam a proteção.