Você aproveitou muito o sol neste Verão e esqueceu de seguir aqueles conselhos básicos como: “use filtro solar” e “não vá à praia entre 10h e 16h”. Se sua pele foi maltratada, agora surge a dúvida: o que fazer para recuperar esses estragos?

Continua depois da publicidade

A dermatologista de Florianópolis Lilian De Luca Maciel, da Lis Dermo Plástica, explica que o ideal mesmo é evitar os exageros e tomar os devidos cuidados:

:: Escolha o sabonete certo e hidrate

Se a sua pele está sem vida e ressecada é sinal de que a hidratação deve ser redobrada. Por isso, recomenda-se o uso de sabonetes neutros a base de glicerina, hidratantes ou “de bebê”, sempre em pequena quantidade. Evite sabonetes chamados “bactericidas” ou muito perfumados. Logo após o banho, aplique uma camada generosa de hidratante (a base de ureia, silicone, alantoína, pantenol) não perfumado em todo corpo, principalmente nos braços, pernas e pés. Evite usar buchas ou esponjas. A esfoliação da pele só é permitida se seguida de hidratação potente, mesmo assim deve ser feita com suavidade e no máximo uma vez por semana.

Continua depois da publicidade

:: Fuja do banho quente

Apesar da maioria das pessoas terem adoração pelo banho quente e pela sensação de relaxamento que ele proporciona, seu efeito negativo sobre a pele já está comprovado. Isso porque a água muito quente acaba removendo a hidratação natural da pele, desidratando ainda mais o que já está ressecado pelo excesso de praia e sol do Verão.

:: Acalme a pele

Se houveram queimaduras na pele podem ser usadas substâncias calmantes pós-sol, que geralmente contém camomila, calamina e aloe vera. Esses produtos devem ser usados antes do hidratante comum, pois geralmente apresentam textura gel e são de rápida absorção. Caso você tenha exagerado mesmo e a pele esteja “soltando”, evite puxá-la ou arrancá-la. Ao invés de ajudar, você pode estar provocando uma mancha. A única coisa a fazer é massagear suavemente no banho a pele úmida e hidratar.

:: Aposte na alimentação saudável e beba água

O aporte adequado de vitaminas e substâncias anti-oxidantes vai ajudar a pele a recuperar os danos do sol e combater os radicais livres: beba bastante líquido (a água é o melhor), procure alimentos ricos em vitamina C, vitamina E, licopeno, ômega 3, selênio, zinco, resveratrol, polifenóis, entre outros. Para uma orientação específica, converse com o seu nutricionista e peça dicas de onde encontrar essas “fontes da juventude”.

Continua depois da publicidade

:: Limpeza de pele

No Verão, nossa pele fica naturalmente mais oleosa, o que aumenta a produção de cravos e espinhas. Esse fator ainda é agravado pelo uso mais frequente do filtro solar. A limpeza de pele é uma boa indicação para a remoção dos pontos pretos e das pequenas bolinhas amarelas. Com técnicas aprimoradas existentes hoje e um profissional devidamente habilitado, o resultado desse procedimento pode ser muito bom! Porém, é importante procurar o dermatologista para indicar um tratamento específico para sua acne. Enquanto isso, use filtro solar oil free ou gel, evite uso das formulações em creme. Cuidado com o excesso de maquiagem e bases oleosas, pois no intuito de esconder as espinhas você acaba piorando o quadro.

:: Trate as manchas

Se você descuidou do filtro solar ou exagerou na quantidade de sol e adquiriu manchas nesse Verão, vai precisar de uma avaliação com o médico dermatologista.

Isso porque vários tipos de manchas diferentes podem ser adquiridas nessa época, entre elas as melanoses solares e o melasma. Cada uma apresenta tratamentos específicos, por isso o diagnóstico correto é muito importante na hora de selecionar o tratamento mais indicado. Seu tratamento pode incluir cremes com ácidos, substâncias clareadoras, ou até mesmo pellings e tratamentos a laser. Enquanto não for a consulta, use filtro solar três vezes ao dia em todo o rosto. Essa medida já vai ajudar no clareamento parcial das mesmas.

Continua depois da publicidade

:: Invista nos peelings

Os peelings são procedimentos pouco invasivos que podem ajudar a recuperar o brilho da pele e atenuar a formação de linhas finas através do estímulo à produção de colágeno. O peeling de cristal é um peeling mecânico que pode ser feito inclusive durante o Verão. A partir do Outono já estão indicados os peelings de ácido superficiais ou profundos que causam descamação em graus variados conforme a indicação do seu dermatologista. Os mesmos auxiliam ainda no tratamento das manchas indesejadas adquiridas nessa estação.