A diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina enviou, na tarde desta quinta-feira, um comunicado que prorroga a campanha de vacinação contra a gripe em todo o Estado até 30 de maio. O motivo é a baixa cobertura dos municípios. No litoral, até agora, a quantidade de doses aplicadas nos municípios chega a 60,79% da meta de 105.604, ou seja, 64.194 pessoas (incluindo Luis Alves e Ilhota) procuraram pelos postos de saúde. Em Santa Catarina foram vacinados 60,99% dos integrantes do grupo prioritário, segundo Estado que mais vacinou, perdendo apenas para o Paraná, com 61,24%.

Continua depois da publicidade

Os melhores números são de Bombinhas, que atingiu 76,44% da cobertura. Na cidade a expectativa era vacinar 2.729 pessoas e foram vacinadas 2.086. No outro extremo aparecem Luis Alves e Itapema, com 46,83% e 49,28%, respectivamente. Camboriú, que estava com apenas 19,46% no sábado D de vacina, agora aparece com 59,82%.

Salete Galvan, responsável técnica pela imunização da regional de saúde de Itajaí, diz que a prorrogação do prazo de vacina já era consenso entre os municípios.

– A orientação é de que agora os municípios intensifiquem a campanha e chamem os grupos para a vacina.

Continua depois da publicidade

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial para Saúde (OMS) para 2014: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. Como o período de maior circulação da doença ocorre do fim de maio até agosto, a campanha começa antes do inverno para que os anticorpos tenham tempo suficiente para serem criados no organismo (o que demora de duas a três semanas após a aplicação da vacina).

Contraindicações

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática, bem como a qualquer componente da medicação ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Recomenda-se observar a pessoa imunizada, pelo menos, por um período de 30 minutos em ambiente com condições de atendimento. Não há efeitos colaterais. Em poucos casos, podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção, enrijecimento muscular ou febre. Todos estes sintomas tendem a desaparecer em 48 horas.

Cuidados simples podem evitar a contaminação:

– Higienize as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro

Continua depois da publicidade

– Mantenha os ambientes ventilados

– Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies

– Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar

– Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis

– Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados

– Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal

– Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos