Terminada a primeira semana de vacinação contra a gripe, a procura pela imunização no Litoral Norte deixa em alerta as autoridades da saúde. A quantidade de doses aplicadas nos nove municípios da região chega a apenas 30,81% da meta de 101.418 pessoas – sendo que o Ministério da Saúde, esperando bom desempenho do Dia D, no último sábado, projetava que esse índice ficasse entre 40 e 50% para esta fase da campanha nacional. Se comparado a nível estadual, o resultado também não anima. Até agora Santa Catarina vacinou 34,51% dos integrantes de grupos prioritários, recorde entre todos os estados brasileiros, mas ainda muito abaixo das expectativas.
Continua depois da publicidade
Os melhores números são de Navegantes, que com 41,41% da cobertura já atinge um valor razoável para os primeiros dias de vacinação. No outro extremo está Camboriú, com somente 19,46% das pessoas imunizadas. Nas outras cidades a porcentagem varia entre 26% e 39% (ver tabela), mas em todo o Litoral Norte é consenso a necessidade de intensificar a campanha e atingir uma parcela maior do público-alvo.
A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial para Saúde (OMS) para 2014: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. Como o período de maior circulação da doença ocorre do fim de maio até agosto, a campanha começa antes do inverno para que os anticorpos tenham tempo suficiente para serem criados no organismo (o que demora de duas a três semanas após a aplicação da vacina).
– A vacinação é muito importante e realmente a procura até o momento foi abaixo do esperado. Acredito que como ano passado não tivemos tantos casos de gripe, o pessoal ficou mais tranquilo e está vindo aos poucos. Mas ainda esperamos chegar na meta – afirma a coordenadora de Imunização da Vigilância Epidemiológica de Balneário Camboriú, Laís Emídio.
Continua depois da publicidade
Razões
A principal razão para a baixa procura apontada pelas Secretarias de Saúde e pelas Vigilâncias Epidemiológicas é a condição do tempo. Como o frio e consequentemente os resfriados e gripes ainda não apareceram com força, muita gente estaria dando pouca importância à vacinação neste momento. A sensação de segurança contra a doença estaria “jogando contra” a campanha.
– A dose é aplicada antes para ter tempo de adquirir imunidade, mas quanto antes tomar a vacina mais protegido se fica e as pessoas precisam entender isso. Estamos até um pouco apreensivos com esses números porque nesta semana temos feriado e são dois dias a menos de imunização, já que será ponto facultativo – explica a diretora da Vigilância Epidemiológica de Itajaí, Rachel Marchetti.
A diretora também orienta que a população não deve contar com a ampliação da campanha. Ela destaca que a determinação é do Ministério da Saúde e que só há alguma possibilidade disso acontecer se todas as cidades do país apresentarem números muito inferiores à meta no dia 9 de maio, data oficial de término da imunização.
Continua depois da publicidade
Dados oficiais
Os números das metas de vacinação desta matéria são diferentes dos publicados na edição do Sol Diário de 23 de abril porque o entendimento inicial da Gerência Regional de Saúde de Itajaí e das Secretarias de Saúde dos municípios da região era de que a população carcerária e os doentes crônicos também entravam na estimativa do Ministério da Saúde. Depois do início da vacinação, porém, consultas ao site do ministério que contabiliza os dados da campanha nacional mostram que a meta geral e oficial conta apenas com os grupos prioritários (crianças, gestantes, idosos, indígenas, profissionais da saúde e mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias). População carcerária e doentes crônicos compõem índices à parte. As mais de 137 mil pessoas a serem imunizadas, conforme divulgado em outras matérias do Sol, incluíam todos os grupos.
Meta dos grupos prioritários
Balneário Piçarras
Meta: 3.774
Vacinados: 1.123
Cobertura: 32,41%
Balneário Camboriú
Meta: 21.692
Vacinados: 7.396
Cobertura: 34,10%
Bombinhas
Meta: 2.729
Vacinados: 1.024
Cobertura: 37,52%
Camboriú
Meta: 10.424
Vacinados: 2.029
Cobertura: 19,46%
Itajaí
Meta: 33.964
Vacinados: 9.410
Cobertura: 27,71%
Itapema
Meta: 8.772
Vacinados: 2.809
Cobertura: 32,02%
Navegantes
Meta: 11.625
Vacinados: 4.814
Cobertura: 41,41%
Penha
meta: 5.220
Vacinados: 1.381
Cobertura: 26,46%
Porto Belo
Meta: 3.218
Vacinados: 1.269
Cobertura: 39,43%
Contraindicações
A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática, bem como a qualquer componente da medicação ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Recomenda-se observar a pessoa imunizada, pelo menos, por um período de 30 minutos em ambiente com condições de atendimento. Não há efeitos colaterais. Em poucos casos, podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção, enrijecimento muscular ou febre. Todos estes sintomas tendem a desaparecer em 48 horas.
Cuidados simples podem evitar a contaminação:
l Higienize as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro
Continua depois da publicidade
l Mantenha os ambientes ventilados
l Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies
l Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar
l Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis
l Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados
l Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal
l Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos