O Litoral Norte começou a receber terça-feira as primeiras doses da vacina contra a gripe. A meta da Gerência Regional de Saúde é imunizar até o dia 9 de maio, quando encerra a campanha de vacinação, mais de 137 mil pessoas na região – número que corresponde a 80% da população-alvo. A Gerência já recebeu 40% das doses para cumprir a meta e distribuiu entre as cidades do litoral. Nesta semana, o restante das vacinas contra os vírus influenza do tipo A (H1N1 e H3N2) e B deve ser repassado ao órgão. No ano passado a meta da regional era de 82.503 e foram vacinadas 79.512 pessoas.

Continua depois da publicidade

A novidade da campanha deste ano é a ampliação da faixa etária para crianças, que agora abrange de seis meses a menores de cinco anos. O grupo de risco que precisa tomar a vacina também contempla idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias, população carcerária e funcionários do sistema prisional. A orientação para vacinação de pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais é que procurem as unidades de saúde onde fizeram a vacina em anos anteriores, já os que nunca se vacinaram precisam levar uma autorização médica caso não pertençam ao posto.

Conforme a enfermeira responsável pela imunização da Gerência Regional de Saúde, Salete Galvan, todos os responsáveis pela imunização no Litoral Norte receberam uma capacitação na semana passada para iniciar a campanha.

– Todos os municípios estão organizados e já receberam as doses para começar a vacinação. Até agora recebemos 57 mil doses e todas já foram distribuídas. Os outros 60% devem chegar ainda nesta semana – explica.

Continua depois da publicidade

Segundo Salete, é extremamente importante que as pessoas contempladas com a vacina procurem os postos neste período para fazer a imunização, já que entre maio e agosto há um pico de casos de gripe.

– Não sabemos qual vai ser o comportamento do vírus neste ano, então quanto mais pessoas conseguirmos vacinar melhor – afirma.

Além disso, a gerência regional informou que haverá um monitoramento semanal dos números da campanha, para a possível criação de estratégias caso a população não esteja comparecendo nas unidades básicas.

Continua depois da publicidade

Dia D

Neste sábado ocorre o Dia D de mobilização nacional, quando todas as unidades de saúde do Litoral Norte estarão abertas para vacinação, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Em Balneário Camboriú a vacina contra a gripe também será oferecida no posto da praia Central.

Contraindicações

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática, bem como a qualquer componente da medicação ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e derivados. Recomenda-se observar a pessoa imunizada, pelo menos, por um período de 30 minutos em ambiente com condições de atendimento. Não há efeitos colaterais. Em poucos casos, podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção, enrijecimento muscular ou febre. Todos estes sintomas tendem a desaparecer em 48 horas.

Cuidados simples podem evitar a contaminação:

– Higienize as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.

Continua depois da publicidade

– Mantenha os ambientes ventilados.

– Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.

– Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.

– Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis.

– Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados.

– Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

– Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

Meta de vacinação no Litoral Norte

Balneário Camboriú

29.789 pessoas

Nas unidades básicas de saúde dos bairros Ariribá, Barra, Nações, Estados, Municípios, Vila Real e Centro, além do Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), Núcleo de Atenção a Mulher (NAM) e Programa de Atenção Infantil (PAI), de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h – exceto na unidade Central que atende das 7h30 às 18h30. No sábado haverá vacinação também no posto da praia Central, das 8h às 17h.

Continua depois da publicidade

Balneário Piçarras

4.750 pessoas

Nas unidades básicas de saúde dos bairros Santo Antonio, Centro, Nossa Senhora da Paz e Nossa senhora da Conceição, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Bombinhas

4.343 pessoas

Nas unidades básicas de saúde dos bairros Bombas, Canto Grande, Centro, José Amândio e Zimbros, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Camboriú

12.822 pessoas

Unidades básicas de saúde dos bairros Conde Vila Verde, Monte Alegre, Tabuleiro, Santa Regina, Cedro e São Francisco de Assis, além das localidades de Macacos e Braço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A policlínica, no Centro, também funcionará em horário estendido das 18h às 21h.

Continua depois da publicidade

Itajaí

44.419 pessoas*

Nas 24 unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, com exceção das áreas rurais que têm horário diferenciado. Além da Policlínica Central (PAM), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia, e do Centro de Referência em Doenças Infecciosas (Ceredi), de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

Itapema

11.154 pessoas

Nas unidades básicas de saúde dos bairros Sertão, Sertãozinho, Ilhota, Meia Praia I e II, Morretes, Jardim Praia Mar, Tabuleiro e Várzea, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A unidade do Centro está fechada para reforma, por isso os moradores deste local serão atendidos no posto da Várzea.

Navegantes

16.624 pessoas

Nas 17 unidades básicas de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Continua depois da publicidade

Penha

6.252 pessoas

Nas unidades básicas de saúde dos bairros Centro, Armação, Gravatá, Santa Lidia, São Cristóvão e Mariscal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Porto Belo

4.023 pessoas

Nas unidades básicas de saúde dos bairros Centro, Vila Nova, Jardim Dourado e Alto Perequê, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Nas unidades dos bairros Perequê, Araçá, Santa Luzia e Sertão as vacinas estarão disponíveis das 8h30 às 16h30.

*Itajaí também vai imunizar a população carcerária