O Projeto Tamar em Florianópolis comemora neste sábado a marca de 1 milhão de visitantes. Por isso, quem for até a sede, na Barra da Lagoa, poderá participar de um sorteio para concorrer a um kit da loja e soltar, às 15h, uma tartaruga marinha.

Continua depois da publicidade

Desde 2005, o projeto conta com uma base na Capital, instalada com o objetivo de minimizar os efeitos predatórios da pesca sobre as tartarugas. O Museu do Tamar, também implantado na área da base, auxilia no trabalho de conscientização e educação ambiental de visitantes, da comunidade e de pescadores.

O local conta com cinco tanques de observação com exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil, sala de vídeo e exposições, espaço infantil e loja.

Toda a renda arrecadada na loja e na bilheteria é revertida para ações de pesquisa e conservação de tartarugas marinhas.

Continua depois da publicidade

O Projeto Tamar nasceu em 1980 e se firmou como uma das mais bem sucedidas ações de conservação marinha do mundo. São desenvolvidas pesquisas científicas em todo o litoral brasileiro e ações de educação ambiental nas bases.

Outra ação intensiva é o Programa Interação Tartarugas Marinhas e Pesca, que busca reduzir a maior ameaça às populações desses animais: a captura por diferentes técnicas de pescaria. Além da conscientização sobre o uso de redes, os pescadores são instruídos a liberar as tartarugas ao mar sem ferir, ou a trazer os animais para as bases do projeto, onde é feito um processo de recuperação.

Até este ano, o projeto promoveu a soltura de 25 milhões de filhotes de tartaruga liberados ao mar.

Onde: Projeto Tamar, rua Prof. Ademir Francisco, 100 – Barra da Lagoa, Florianópolis.

Quando: 17/12/2016, sábado. A base fica aberta das 9h30 às 17h30. Mas, para participar do sorteio, é preciso chegar antes das 15h.

Continua depois da publicidade

Quanto: Inteira – R$ 15,00; Meia entrada – R$ 7,50 (Estudantes, crianças de até 12 anos e pessoas acima de 60 anos); Cortesia – crianças com até 1,20 m.

Mais informações no telefone (48) 3236-2015 ou no site do projeto.