O contrato que prevê a confecção do projeto completo de restauro da Igreja Imaculada Conceição, em Itajaí, foi assinado na tarde desta segunda-feira, entre o superintendente da Fundação Genésio Miranda Lins (FGML), Antônio Carlos Floriano, e a representante da empresa Kaeh Projetos e Construção Ltda., Katiana Rocha Machado. O prazo máximo para entrega do projeto é de cinco meses.

Continua depois da publicidade

Veja como ficou a igreja depois que parte do teto desabou, em agosto

O objetivo é planejar a reestruturação da igreja, que em 2014 completa 190 anos. Inicialmente, será feito o projeto arquitetônico que contempla o restauro das fundações e estruturas; das instalações hidráulicas, sanitárias, elétricas e eletrônicas; instalações de prevenção e combate ao incêndio; projeto de iluminação; plano de gestão de risco; e manual de inspeção e manutenção.

O projeto também contará com planilha de orçamento e cronograma físico-financeiro da obra, que indicará ao poder público municipal o valor correto para restauro completo da igreja.

A Igreja Imaculada Conceição, localizada no Centro da cidade e conhecida como Igrejinha Velha, foi construída em 1824 e é tombada como patrimônio histórico de Itajaí e de Santa Catarina. Parte do teto da Igreja desabou em agosto deste ano, sendo necessário o fechamento do local. Além de patrimônio histórico, a Igrejinha também é um dos principais pontos turísticos da cidade.

Continua depois da publicidade