A Igreja Imaculada Conceição, no Centro de Itajaí, está interditada e as celebrações previstas estão suspensas por tempo indeterminado. No fim de semana parte do forro da igreja despencou colocando em evidência a necessidade de um restauro completo no prédio, que teve seu primeiro culto realizado em 1865, e desde então nunca foi restaurada.

Continua depois da publicidade

A parte que despencou fica sobre o altar. A coordenação da Igreja Matriz, responsável pela Imaculada Conceição, calcula que o incidente tenha ocorrido entre a noite de sábado e madrugada de domingo. Quando a igreja foi aberta por volta das 6h de domingo é que o dano foi percebido. Uma missa estava prevista para ocorrer às 8h e foi cancelada.

Além do mobiliário, a imagem da santa acabou atingida pelos destroços do forro. Havia duas semanas que ela tinha chegado de uma restauração e a coroa foleada a ouro ficou retorcida.

Um projeto para restauro da igreja havia sido orçado pela Fundação Genésio Miranda Lins há dois meses. Somente o projeto ficará em torno de R$ 130 mil. Agora, como a situação é emergencial, o superintendente da função, Antonio Carlos Floriano, acredita que deva ser viabilizado mais rapidamente.

– Dos prédios históricos que nós temos em estado crítico esse é o único que estava em uso. Por isso é tão importante fazer um restauro completo – diz o superintendente que é também membro do Conselho do Patrimônio Cultural de Itajaí.

Continua depois da publicidade

A Defesa Civil esteve no local para avaliar as condições, mas devido ao risco aos frequentadores o local permanecerá fechado. São realizados em médio três casamentos por fim de semana na igreja e a lista de espera é de um ano.

As alternativas para os noivos que já estavam com a cerimônia marcada são as igrejas Nossa Senhora da Paz, na Vila Operária, Guadalupe, que fica atrás da Matriz, e a própria Matriz. A igreja Imaculada Conceição é a mais antiga de Itajaí e é considerada o marco zero da cidade.