Além dos buracos no acesso, a falta de iluminação na Praia Vermelha, em Penha, também é um problema para os moradores do local. De acordo com o diretor de Iluminação Pública de Penha, Valmir de Oliveira, o problema se arrasta hás 10 anos. Segundo ele, a prefeitura já tem um projeto pronto para melhoria da iluminação no local e só está aguardando ter fluxo de caixa para tirá-lo do papel.

Continua depois da publicidade

Oliveira explica que serão instalados dois transformadores no local, pois a rede elétrica não suporta a carga, além de 22 braços em toda extensão do acesso.

– Serão investidos R$ 120 mil na iluminação da Praia Vermelha. Vamos colocar lâmpadas de sódio de 400 watts, que iluminam melhor. Até o fim do ano é compromisso do prefeito resolver esse problema – assegura.

O diretor também comenta que o local mudou muito nos últimos anos e passou a ter um padrão melhor, com outros frequentadores. Na época em que as lâmpadas foram quebradas, ele diz que teriam sido alvo de vândalos.

Continua depois da publicidade

– Estamos vivendo um outro momento de desenvolvimento do município. Famílias frequentam essa praia e aumentou em mais de 50% a movimentação nos últimos anos. Também vem muita gente para praticar esportes, como o parapente – ressalta.

Além disso, o diretor diz que ainda não há projeto para pavimentação do acesso à praia, mas que a prefeitura já discutiu uma ligação entre a Praia Grande e a Praia Vermelha.

Infraestrutura do acesso

De acordo com o secretário de Obras de Penha, Jonas Aurélio Machado, existe uma programação para reparos na Praia Vermelha. Ele afirma que na Páscoa a secretaria fez melhorias no acesso e uma nova manutenção está agendada para terça e quarta da próxima semana.

Continua depois da publicidade

– Quarta e quinta da semana passada era para termos feito as obras, mas em função da chuva não foi possível. Ali tem buracos e tubulações que precisam ser melhoradas. Sempre que chove tem que refazer, porque é uma descida íngreme. É uma área de volume financeiro grande e de deterioração muito rápida, mas não nos eximimos da responsabilidade – argumenta.

Até o fechamento desta edição a Recicle, empresa que faz a coleta de lixo em Penha, não havia se manifestado sobre a situação na Praia Vermelha.