Falta de iluminação, ruas esburacas e infraestrutura precária. Este é o cenário encontrado na Praia Vermelha, em Penha. Os poucos moradores fixos na localidade reclamam do descaso da prefeitura em relação as melhorias que precisam ser feitas no acesso à praia e na questão de iluminação das vias, que em alguns locais estão às escuras.
Continua depois da publicidade
Adalberto Bruch é morador da Praia Vermelha há quatro anos, mas tem casa ali desde 1992. Ele reclama que na subida do morro, que dá acesso à praia, não tem uma lâmpada funcionando, além da estrada de chão estar cheia de buracos em função das chuvas.
– Não tem mais nem condições de andar ali e com essa bandidagem é até perigoso. Eu tive que tapar os buracos com saibro para melhorar a situação, mas não tenho condições de fazer no morro.
Bruch também explica que quando chove, ninguém consegue sair de carro pelo único acesso da praia.
Continua depois da publicidade
– Isso dificulta até a entrada do caminhão de lixo, quando chove ele não faz a coleta. A última vez que passou aqui na minha casa foi na quinta-feira da semana passada – reclama.
Segundo ele, o bairro tem em torno de 24 casas e apenas cinco residências com moradores fixos. No entanto, recebe diversos turistas – a Praia Vermelha também foi eleita pelo Guia Quatro Rodas uma das mais belas do país.
– Faz pelo menos uns seis meses que não vem uma niveladora ou saibro para colocar nos buracos. Já falei com o secretário de Obras há mais de um mês e até agora nada – afirma.
Continua depois da publicidade
Além de Bruch, uma das primeiras moradoras da Praia Vermelha, Odete da Silva Santos, afirma que uma praia tão bonita merece mais atenção do poder público.
– Isso aqui é uma vergonha, uma esculhambação, moro aqui há 55 anos, o acesso está cheio de buracos e quando chove ninguém sobe de carro. Às vezes quando queremos sair, temos que tampar os buracos, passou o verão todo assim. Também quebraram todas as lâmpadas e ninguém veio arrumar – relata.