O projeto de duplicação da avenida Santos Dumont, em uma distância de oito quilômetros entre o final da rua João Colin até o Aeroporto de Joinville, passará por adequações que reduzirão custos, tanto na implantação quanto nas desapropriações.

Continua depois da publicidade

::: Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

A proposta, desenvolvida por equipes técnicas da Secretaria Estadual de Infraestrutura e a Fundação de Pesquisa e Planejamento Urbano para o Desenvolvimento Sustentável (Ippuj) foi apresentada nesta quinta-feira ao prefeito Udo Döhler pelo secretário de Infraestrutura João Carlos Ecker e representantes das empresas contratadas pelo projeto e execução da Obra – Azimute e Infrasul.

O trecho Norte da pista, na distância de 1,4 quilômetro entre a rua Tuiuti e o Aeroporto de Joinville, será mantido com duplicação em três pistas de cada lado.

A principal alteração proposta é a redução da largura da pista no trecho central, entre a rua Tuiuti e o acesso ao bairro Jardim Sofia, que passará de 30,4 metros para 19 metros. Essa proposta reduz a duplicação de três para duas pistas em cada sentido. O canteiro central será substituído por mureta.

Continua depois da publicidade

Com essa mudança, além do menor custo na execução, serão também reduzidos os gastos com desapropriações. O elevado sobre a rua Tuiuti está mantido. O trecho entre a rotatória de acesso ao Jardim Sofia e a rotatória das universidades continuará com duplicação em três pistas de cada lado.

No trecho inicial, desde a rotatória das universidades até a rua Dona Francisca, foi proposta pista única em direção ao Centro, compondo um sistema binário com a rua Tenente Antônio João.

Preliminarmente, a proposta foi aceita pelo Estado, Prefeitura e empresas executoras, cabendo como próximo passo o detalhamento do novo projeto a ser apresentado ao agente financiador, o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).