Neste sábado, o projeto Cinema Lateral apresenta a produção “Infância Clandestina”. O objetivo é trazer para a discussão o cenário dos filmes latino-americanos. Infância Clandestina, que será exibido às 19 horas no anfiteatro do Bom Jesus/IELUSC, é uma co-produção do argentino Benjamin Ávila e do brasileiro Marcelo Mueller.
Continua depois da publicidade
O filme é baseado na vida de Ávila, e conta a história de Juan, filho de militantes peronistas que lutam contra a ditadura militar na argentina durante o ano de 1979. O garoto leva uma vida dupla ao lado dos pais Horácio e Cristina, tendo que se tornar ‘Ernesto’ fora de casa.
Mesmo em meio a vida clandestina que seus pais levam, indo vez ou outra para esconderijos secretos e tendo que se afastar do resto da família, Juan consegue se adaptar a uma nova escola, fazer amigos e conhecer María, seu primeiro amor.
A produção foi selecionada pela Argentina para concorrer a uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro em 2013, recebeu excelentes críticas nos festivais de Cannes, Havana, Toronto e San Sebastián, venceu a premiação da Academia Argentina, conquistando dez troféus – incluindo melhor filme e direção, e ganhou o prêmio de melhor produção no Festival de Guadalajara.
O projeto Cinema Lateral, que foi idealizado por dois estudantes de Comunicação Social do Bom Jesus/IELUSC, já chega ao 3º ciclo de exibição de filmes alternativos. Fabiane Ribeiro, do curso de jornalismo, e Leonardo Vicente, do curso de publicidade e propaganda, estão no último semestre e tem projetos de conclusão de curso voltados à produção na web sobre cinema.
Continua depois da publicidade
Fabiane possui um blog sobre cinema alternativo (cinemalateral.tumblr.com) e Leonardo tem um portal para divulgação de produções do gênero trash, o udigrudi.org.
SERVIÇO
O QUE: Cinema Lateral – Ciclo de filmes: Infância Clandestina
QUANDO: 25/05 às 19 horas
ONDE: Anfiteatro Bom Jesus/Ielusc Unidade Centro – Rua Princesa Isabel, 438
ENTRADA FRANCA