Nem tudo está perdido. Mesmo sem a força do passado e mais pontuais, as festas carnavalescas seguem vivas em Blumenau. Prova disso são os estabelecimentos, grupos e coletivos que aproveitam a data para reacender a chama da folia na cidade. E como a história mostra que o Carnaval é feito de metamorfoses, na programação deste ano há eventos que oferecem desde samba até música eletrônica.

Continua depois da publicidade

Em sua primeira edição, o CarnaBlu vai sacudir as proximidades do Boteco Floriano, no Centro, domingo e segunda-feira. No menu, bandas, DJs e baterias de samba, além de brechós, vão ocupar espaço em um trecho da rua. João Paulo Taumaturgo, que organiza a festa através da Assessoria para Assuntos da Juventude, diz que a proposta é devolver ao blumenauense uma festa de Carnaval familiar:

– Constatamos que o povo blumenauense é multicultural, por isso propusemos uma festa mais diversificada – explica.

::: Como eram as festas de Carnaval na Blumenau do século 19

Para os mais alternativos uma boa pedida é o Carnagroove, que terá a segunda-feira dedicada à música eletrônica no Parque Vila Germânica. Outra opção é o cortejo do Bloco Corpo Livre, que vai se reunir às 14h de domingo no bairro Victor Konder e desfilar até a Rua Floriano Peixoto ao encontro do CarnaBlu. As pessoas podem ir ao Carnavalizar fantasiadas ou não – segundo Jão Nogueira, integrante do coletivo que idealizou a folia, basta curtir a festa com o “corpo livre”:

Continua depois da publicidade

– A celebração é uma ação que faz parte do nosso processo de vida. É hora de estar na rua, viver, extravasar, dançar e ser feliz. É somar e fazer acontecer junto – reforça.

Na visão de Carlos Alberto Silva, doutorando em Ciências da Linguagem e professor da Furb, a multiplicidade que compõe o Carnaval atualmente na cidade é reflexo da necessidade de atender aos mais variados tipos de público:

– Quem não tem dinheiro para ir a Itajaí ou Balneário Camboriú vai ficar na cidade. Acho importante que haja a discussão das políticas culturais em Blumenau, justamente para quebrar a hegemonia e para que os organizadores destes eventos possam buscar retaguarda junto ao poder público – afirma.

Confira o que Blumenau oferece nos próximos dias e agende-se:

Escola de Samba Mocidade Unidos do Salto do Norte

Atrações: Desfile e alegorias pela Rua Johann Sackse

Onde: Concentração em frente ao Supermercado Garcia (Rua Professor Max Humpl, 2348, Salto do Norte)

Quando: Domingo, às 15h

Quanto: Grátis

Carnavalizar

Atrações: Cortejo do Bloco Corpo Livre + Grupo Capivara de Dança Rítmica

Onde: Concentração na casa da Trupe Perambula (Rua Desembargador Pedro Silva, 27, Victor Konder)

Quando: Domingo, às 14h

Quanto: Grátis

Carnaval do Wollstein

Atrações: Show de samba com a Família Oliveira

Onde: Butiquin Wollstein (Rua Floriano Peixoto, 89, Centro)

Quando: Sábado, às 22h

Quanto: R$ 15

CarnaBlu

Atrações: DJ Denny Mello, Banda Tapa Na Moleira, Banda Glicose, DJ Cocco, DJ Denny Mello, Banda Divergentes, Bloco Pé na Jaca, Grupo Capivara de Dança Rítmica e DJ Cocco

Continua depois da publicidade

Onde: Boteco Floriano (Rua Floriano Peixoto, 55, Centro)

Quando: Domingo e segunda-feira, das 15h às 20h30min

Quanto: Grátis

Carnagroove – 1º Carnaval Eletrônico de Blumenau

Atrações: Ciclus b2b Carlos B, Dantee b2b Alternative Journey, Liquefied, Jhou Hart b2b Sub Urban, Smoke Tech, Remaining Soundsystem, Noizzed b2b Emmy Betiol, Jack Cheler, Paolo Port e Bigstun

Onde: Parque Vila Germânica (Rua Alberto Stein, 199, Velha)

Quando: Segunda-feira, das 11h às 22h

Quanto: Grátis até 12h30min (após R$ 10)