O Procon de Blumenau revogou nesta quarta-feira à tarde a medida cautelar que proibida a venda de produtos e serviços da empresa Brasil Telecom/Oi no município. A suspensão do termo se deu depois que a empresa apresentou o plano de melhora na telefonia móvel e internet durante uma reunião com o órgão. De acordo com o Procon, a Oi se comprometeu a investir cerca de R$ 3 milhões para diminuir os problemas com o sinal da operadora na cidade.

Continua depois da publicidade

Conforme a autarquia esse valor será gasto em ações que visam à melhora da qualidade das chamadas e da transmissão de dados 2G e 3G nos pontos onde já existem antenas. O plano de melhoria ainda prevê a instalação de duas novas antenas no munícipio até o primeiro trimestre de 2015. A primeira, de cobertura 2G e 3G, deve começar a operar em dezembro deste ano. A instalação do segundo equipamento está prevista para fevereiro de 2015.

Os pontos de instalação das novas antenas ainda não foram decididos. O Procon adianta que a escolha deverá ser baseada nos dados coletados através da campanha Blumenau: Você com + Sinal. A ação ouviu 1,5 mil pessoas em Blumenau e cerca de 15% dos consumidores relataram problemas com a operadora Brasil Telecom/Oi. De acordo com o coordenador da autarquia, Rodrigo Eduardo Estevão, diminuição ou ausência de sinal, demora em executar ligações e quedas constantes foram as principais queixas dos usuários.

O Procon ressalta que as melhorias propostas pela Oi devem ser cumpridas até março de 2015. Após esse prazo a empresa deverá apresentar o restante do plano de investimento no município. O não cumprimento das melhorias já acordadas implicaria em novas suspensões.

Continua depois da publicidade