A fiscalização do Procon de Joinville fez nova operação de fiscalização em dois supermercados de Joinville nesta quarta-feira. No Bistek, no bairro Aventureiro, foram recolhidos pouco menos de 50 quilos em mercadorias, mas o estabelecimento não apresentou grandes irregularidades, segundo o coordenador do Procon, Kleber Fernando Degracia. De acordo com ele, o maior problema verificado no estabelecimento foram latas de produtos amassadas.
Continua depois da publicidade
A situação mais crítica foi no Supermercado Cézar, no bairro Jardim Paraíso. Os fiscais do Procon recolheram cerca de meia tonelada em mercadorias. Foram encontrados alimentos e bebidas com o prazo de validade vencido e outros produtos com a etiqueta de validade estragada ou ilegível, o que impede a conferência das informações. Alguns produtos, inclusive, estavam com a validade alterada. Segundo a fiscal Maria Luiza Kobe, havia água mineral, energético, congelados e cerveja em situação irregular.
Desde o início da operação, que começou pelo Hipermercado Big Beira-rio, no bairro América, o Procon já apreendeu uma tonelada de alimentos em situação irregular. Outros quatro estabelecimentos serão vistoriados ainda nesta semana. De acordo com o fiscal de relação de consumo, Daniel Hostin, o objetivo é alertar o consumidor, e não prejudicar os mercados.
Maria Luiza ainda reforça que o consumidor deve estar atento às informações da etiqueta, como peso, data de fabricação e validade, além de embalagens amolecidas ou danificadas. Denúncias podem Procon por meio do telefone 151.
Continua depois da publicidade