O Procon de Joinville apreendeu nesta segunda-feira cerca de 100 kg de produtos no Hipermercado Big da avenida Beira-rio, no bairro América, considerados em situação irregular pelos fiscais. Somente em carnes, entre elas fraldinha e picanha, havia 40 kg. Também foram retirados das gôndolas laticínios como iogurtes e queijos, além de sucos em caixa. Todos foram levados diretamente para o aterro sanitário.
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A fiscalização foi motivada pelo fato de o Big da Beira-rio ser o supermercado com o maior número de denúncias no Procon da cidade neste ano, com cerca de dez reclamações. A empresa foi autuada e tem dez dias para apresentar defesa, explicou o gerente do Procon, Kleber Degracia.
Os fiscais identificaram vários itens com o prazo de validade vencido e outros com a etiqueta de validade danificada ou ilegível, o que impede a conferência dos dados. Em outras duas situações, somente um consumidor muito atento conseguiria identificar a origem do problema. Na primeira, o “teste de compra” de 25 alimentos escolhidos aleatoriamente revelou que dois deles apresentavam preço de etiqueta 10% inferior em ao que foi registrado no caixa.
Os agentes perceberam, também, que havia datas diferentes de validade em alguns produtos: a informada na etiqueta do fabricante, que normalmente é impressa na embalagem, e a outra colocada pelo hipermercado na etiqueta adesiva afixada posteriormente, sendo que esta última com data mais atual. Em uma embalagem de queijo, por exemplo, o fabricante informava vencimento neste mês de março e o estabelecimento, apenas em julho.
Leocádia Di Domenico, fiscal do Procon, explica que quando os supermercados comercializam produtos fracionados são obrigados a colocar uma etiqueta informando a data da pesagem (muitas vezes confundida com a de validade), o peso e o valor a ser pago, bem como a data de validade, idêntica à do fabricante. Ela reforça que o consumidor sempre deve se basear na marcação feita pelo fabricante para saber a validade e, quando perceber divergência, acionar o Procon pelo telefone 151.
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Contraponto – o que diz o Big
O Big informou, por meio de nota divulgada pela assessoria de imprensa, que retirou todos os referidos produtos das gôndolas da unidade e imediatamente abriu investigação interna para apurar as causas do ocorrido. A empresa informa, ainda, que as ocorrências são fatos isolados, alheios à rotina operacional da loja. O Big declarou, também, que possui procedimentos rigorosos e equipes treinadas para garantir a eficiência dos processos e a segurança alimentar de todos os produtos de suas unidades. E concluiu a nota reforçando que a unidade está auxiliando as autoridades competentes no que for necessário.
Dicas na hora da compra
– Saiba diferenciar a marcação de validade do fabricante, normalmente gravada na embalagem, e a etiqueta adesiva colocada pelo supermercado para informar os dados da pesagem do produto. Para saber a validade de um item, o Procon recomenda conferir a marcação do fabricante, pois muitos confundem a data da pesagem feita pelo supermercado com a data de validade.
– Quando o preço informado no sistema informatizado do caixa for diferente do da etiqueta, o Código do Consumidor diz que o cliente sempre levará o produto pelo menor valor. E o Procon sempre deve ser avisado quando isto acontecer pelo telefone 151.
– Atenção deve ser redobrada quando um item estiver em promoção. Muitas vezes a validade está prestes a vencer e, em alguns casos, já venceu.
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– Se ao chegar em casa o consumidor perceber algo errado com o produto, deve voltar ao estabelecimento munido de nota fiscal o mais rápido possível. Ainda que o problema seja originado pelo fabricante do produto, a responsabilidade final é de quem o comercializa.