Assim como foi com a seleção russa, Florianópolis e o Costão do Santinho aparecem novamente como possível Centro de Treinamentos para Seleções (CTS) quando outro CTS apresenta problemas para concluir sua obras. Nesta segunda-feira, a vez foi da Argélia, que deve ficar em Sorocaba. O CTS de Santa Catarina , que não foi indicado para receber nenhuma seleção durante o Mundial até o prazo final – 31 de janeiro -, está com as obras concluídas e apto a hospedar qualquer grupo.
Continua depois da publicidade
Após o vice-presidente do clube Atlético de Sorocaba Waldir Cipriani se reunir com o Ministro do Esporte Aldo Rebelo e outras autoridades locais para tratar do andamento das obras, o CTS do Costão do Santinho foi novamente especulado como provável opção para a seleção norte-africana. Na reunião, o presidente pediu empréstimo de R$ 4 milhões para concluir trabalhos que ainda restam e disse ter recebido uma carta do Comitê Organizador Local para agilizar as operações.
– Semana passada, nós recebemos uma carta muito séria do Comitê Local e percebemos que são necessários esses recursos. Estou entusiasmado que eles virão. Mas caso os recursos não venham, o risco é muito grande – respondeu Cipriani a um repórter local sobre o risco de Sorocaba não receber a seleção da Argélia.
Logo a imprensa do interior paulista também buscou a redação do Diário Catarinense para checar informações sobre o Costão do Santinho. Mas da parte do resort catarinense não há nenhum posicionamento oficial, assim como ocorreu quando a Rússia se mostrou insatisfeita com as obras de Itu.
Continua depois da publicidade
Todas as seleções tiveram oportunidade de conhecer o Costão do Santinho e Florianópolis durante o Congresso Técnico da Fifa, realizado entre os dias 18 e 21 de fevereiro. Após o evento, a seleção Russa viajou para Itu onde percebeu que as obras estão muito atrasadas. Depois da visita, a seleção indicou que poderia mudar de Centro de Treinamento caso não houvesse agilidade nos trabalhos.
Rússia e Argélia não são as únicas seleções que enfrentam problemas com as obras nos Centro de Treinamentos. França, que deve ficar em Ribeirão Preto, e Alemanha, em Porto Seguro (BA), também encaram atrasos. Porém nesses casos, não há especulação sobre Florianópolis e Costão do Santinho.