Os blumenauenses que quiseram emitir uma carteira de trabalho nesta semana novamente tiveram que encarar problemas. Após filas e confusões envolvendo o atendimento entre janeiro e fevereiro, o atendimento havia sido normalizado na Praça do Cidadão e na Intendência do Garcia em Blumenau, mas apresentou falhas essa semana. Trabalhadores precisaram voltar para casa sem uma previsão de quando terão a carteira em mãos.

Continua depois da publicidade

::: Praça do Cidadão volta a emitir carteiras de trabalho em Blumenau

O problema, de acordo com o chefe de serviço de administração da superintendência estadual do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Jacintho Stefanello, afetou o Brasil inteiro nos últimos dias. Um erro na conexão com a rede do Ministério do Trabalho fez com que os pontos credenciados não conseguissem acessar o banco de dados do MTE. Nas estruturas do próprio ministério, como em Florianópolis, o acesso está funcionando, embora com bastante lentidão de acordo com Stefanello. Em Blumenau, que no momento emite carteiras somente através de espaços cedidos pela prefeitura, o acesso por fora da rede do MTE não está funcionando.

De acordo com o ministério, equipes em Brasília trabalham para resolver a situação e sinalizam que melhoras a partir de segunda-feira.

A estrutura da gerência regional do MTE que deveria funcionar em Blumenau segue em obras. Após a interdição do prédio em que atuava no ano passado, na Rua Itajaí, o novo local, na Rua 7de Setembro, deveria ter ficado pronto em março, mas atrasou. Segundo Stefanello, houve uma demora na entrega das janelas antirruído e a rampa de acesso ao prédio precisou ser demolida e reconstruída, pois estava fora dos padrões. O novo prazo de entrega é na primeira quinzena de maio.

Continua depois da publicidade