A primeira página da nova história do sistema prisional de Blumenau começou a ser escrita nesta terça-feira de manhã. Por volta das 8h30min os 14 primeiros presos condenados do regime fechado deixaram o Presídio Regional e seguiram em direção à nova Penitenciária Industrial de Blumenau. Eles foram escolhidos pelo perfil e representam o início oficial das atividades no que será o Complexo Penitenciário de Blumenau.
Continua depois da publicidade
::: Sistema penitenciário de Blumenau ganha recomeço
Na nova morada, os presos irão inicialmente passar pelo menos uma semana em celas individuais na chamada área de inserção. Lá eles passarão por adaptação para, então, seguirem às celas de convívio com capacidade para oito pessoas.
A operação de transferência envolveu 50 agentes do Departamento de Administração Prisional (Deap) e, na nova Penitenciária, foi acompanhada por representantes da Justiça e de entidades de classe da cidade.
Continua depois da publicidade
– Tudo de errado que aconteceu no presídio morreu lá. Aqui eles serão orientados com base no respeito, educação e disciplina. Poderão trabalhar, estudar e, após cumprirem a pena, saírem com condições para serem ressocializados – afirmou o diretor da Penitenciária, Marco Antônio Caldeira.
Para que possa existir o processo de adaptação e orientação de cada preso que chega ao local, Caldeira diz que serão feitas no máximo 30 transferências por semana, até que se complete o número de 325 presos vindos do presídio. O restante das 599 vagas da penitenciária será preenchido com presos de outras cidades que possuem família em Blumenau.