Um haras localizado em Tuiuti, a 112 km de São Paulo, serviu de palco para o mais novo lançamento do Grupo BMW no Brasil, o compacto premium Mini Cooper cinco portas (quatro de entrada e uma no porta-malas). No local, jornalistas testaram o veículo em uma pista construída pela montadora para explorar diferentes modos de dirigibilidade. Disponível em três versões, o veículo terá preços a partir de R$ 105.950 na sua configuração básica.
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Carro iminentemente urbano, o Mini Cooper cinco portas alia desempenho e segurança. O carrinho é dotado de airbags frontais, laterais e de cortina; cintos de segurança automáticos de três pontos em todos os assentos, com pré-tensionadores e limitadores de força nos bancos dianteiros; e isofix para a colocação da cadeirinha de bebê na parte traseira.
– Este modelo foi totalmente planejado para oferecer mais espaço e conforto. Já havíamos identificado uma demanda por uma versão cinco portas – diz Julian Mallea, diretor da Mini Brasil.
Em relação à versão três portas, o novo Mini ganhou mais espaço. São 16 cm a mais de comprimento e 1,6 cm a mais de altura. A capacidade cresceu de 211 para 278 litros. Outras adequações podem ser melhor sentidas na versão Cooper S Top. Nela, o condutor tem à disposição um mix de acessórios completo, como o head-up colorido, que mostra a velocidade, instruções de navegação e funções do veículo um pouco acima do velocímetro, no campo de visão do motorista.
Há ainda sistema inovadores de assistência, como o driving assistant, que emite aviso de colisão e pedestres com a função de freio. No quesito conforto, os ocupantes contam com ar-condicionado automático de duas zonas (o motorista pode usar uma temperatura do seu lado e o passageiro outra do lado oposto) e teto solar panorâmico. Em relação à conectividade,
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o modelo também é diferenciado: conta com o sistema Mini Connected, que permite ao usuário acessar as redes sociais (Facebook e Twitter) e recursos de entretenimento por meio de conexão à internet de um smartphone.
No que diz respeito à motorização, o carrinho parece um carrão. A potência chega a 192 cavalos na versão Cooper S, o que garante uma resposta imediata quando se precisa de mais velocidade. A transmissão é de seis marchas automatizada no Cooper e no Cooper S, sendo que no S ela conta com aletas para a troca de marchas no volante. É quando o motorista tem a chance de tirar do automático e sentir a força do motor e toda a sua esportividade.
Aliás, o carro tem um componente que faz toda a diferença: os driving modes. São três estilos de condução – Sport, MID e Green – que permitem ao motorista ajustar a dirigibilidade a qualquer momento. Posicionado na alavanca de seletor de marchas no console central, o sistema está disponível em todas as versões. O modo Sport, como o nome diz, é voltado para quem gosta de uma condução mais esportiva; o MID é o sistema padrão; e o Green é o que consome menos combustível.
Em Santa Catarina, o modelo chegará às concessionárias da marca em Joinville e São José nesta segunda-feira.
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*O jornalista viajou a convite do Grupo BMW.