Cerca de 50 mil trabalhadores procuraram agências da Caixa Econômica Federal nos 54 municípios do Vale do Itajaí nesta sexta-feira, para sacar os saldos das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). De acordo com a assessoria de imprensa da Caixa no Vale, o primeiro dia do calendário de saques teve aumento no fluxo de movimento das agências, mas não houve registros de longas filas ou de tempo excessivo de espera para os atendimentos.
Continua depois da publicidade
::: Tire suas dúvidas sobre o saque das contas inativas do FGTS
A Caixa aponta que as pessoas já estavam bastante preparadas para receber o saldo, muitos com Cartão Cidadão e senhas atualizadas no sistema. O perfil dos trabalhadores que têm direito a sacar o benefício também contribui para o movimento intenso, porém tranquilo. Segundo informações da Caixa, dos cerca de 410 mil trabalhadores que podem receber os valores, aproximadamente 80% tem até R$ 3 mil para retirar, o que facilita o atendimento, já que o saque pode ser feito em lotéricas ou correspondentes do banco. Além disso, outros 40% podem ter o benefício creditado em poupança ou conta corrente e sequer precisam ir pessoalmente até a agência.
Nesta sexta as agências da Caixa abriram duas horas antes do horário normal, exclusivamente para atender os saques e dúvidas sobre as contas inativas. A mesma operação ocorre na segunda e na terça-feira. Neste sábado, cinco agências também estarão abertas para atendimento específico do FGTS, das 9h às 15h: nas ruas 7 de Setembro e XV de Novembro, no Centro; Rua 2 de Setembro, na Itoupava Norte; Rua João Pessoa, no bairro da Velha; e Rua Doutor Pedro Zimmermann, na Itoupava Central.
Continua depois da publicidade