O primeiro dia de estacionamento rotativo grátis pegou cidadãos de surpresa, em Joinville, nesta segunda-feira. Já o ônibus dez centavos mais barato foi comemorado pelos usuários.
Continua depois da publicidade
A promotora de vendas Anamaria Miguel, 49 anos, por pouco não preencheu um cartão de estacionamento sem necessidade, ao ser contatada pela reportagem.
– Suspenderam de novo? Estas mudanças estão deixando a gente confusa desde o ano passado. Lá, cheguei a ser multada e tive de correr atrás para reverter a cobrança. Espero que não aconteça de novo – afirma.
O almoxarife Lourenço Machado, 38, aguardava no carro a vinda de uma vendedora de cartões para poder estacionar. Ele conta que também não sabia da mudança e que espera que ela não gere confusão no uso das vagas por parte dos motoristas.
Continua depois da publicidade
– O ideal é que fosse reorganizado o sistema, com parquímetros automáticos, vagas em 45 graus, entre outras melhorias – comenta.
Mais divulgada, a redução da passagem de ônibus em R$ 10 centavos foi comemorada por usuários, como a operadora de telemarketing Crisllen Soares, de 18 anos.
– Soube da redução por meio dos protestos. Pego quatro ônibus por dia e tenho de comprar minhas passagens. Qualquer dez centavos a menos é uma boa economia no fim do mês – afirma.
Continua depois da publicidade
– Também sabia da redição. Para mim, que compro passagem avulsa, é uma economia a mais – disse Silvia Ceccato, 50, que usa ônibus duas vezes por semana para fazer cursos na Casa da Cultura.
Entenda
A suspensão da cobrança do estacionamento rotativo ocorreu porque terminou o contrato emergencial que o Instituto de Trânsito e Transporte (Ittran) tinha com uma empresa que operava o sistema.
Houve licitação para novo contrato de mais seis meses e a mesma empresa chegou a ser escolhida para dar continuidade à operação, mas como há prazo legal para as demais concorrentes questionarem a licitação, a empresa escolhida não poderia operar a partir das segunda-feira. O Ittran, então, decidiu suspender a cobrança até que a licitação esteja concluída.
Continua depois da publicidade
A redução do preço da passagem de ônibus foi anunciada pela Prefeitura por causa de redução nas alíquotas de contribuição das empresas de ônibus do PIS/Pasep e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). As passagens compradas com valor antigo não serão ressarcidas.