No final da tarde desta sexta-feira, o Instituto de Trânsito e Transporte de Joinville (Ittran) anunciou a suspensão da cobrança do estacionamento rotativo a partir de segunda-feira. O sistema ficará inativo até que seja concluído o processo licitatório que irá definir a empresa operadora do serviço, já que o contrato emergencial vigente encerra neste sábado.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso, os usuários não precisam mais utilizar o cartão. A venda dos bilhetes, consequentemente, também estará suspensa.
A empresa vencedora do processo licitatório que garantirá o serviço de cobrança por mais seis meses já foi anunciada nesta sexta-feira. Porém, de acordo com o diretor de trânsito, Eduardo Bartiniak, as demais empresas concorrentes possuem um prazo de três dias para apresentar alegações, conforme rege a lei de licitações. O prazo pode ser prorrogado, mas isso depende do tipo de solicitação feita pela concorrente. Até o final da tarde de sexta, nenhuma empresa havia se manifestado.
A empresa Orion Terceirização de Mão de Obra Ltda foi a única habilitada para operar o estacionamento rotativo. As outras quatro propostas foram desclassificadas ao longo do processo licitatório. A empresa vencedora é a mesma que já opera o sistema pelo contrato emergencial. Como a modalidade de contratação não pode mais ser prorrogada, foi preciso reativar o serviço por meio de licitação. O novo contrato será válido até 31 de dezembro, com valor global de R$ 1,7 milhão.
Continua depois da publicidade
Até o final do ano, o Ittran pretende elaborar nova licitação para retomar a contratação de uma empresa que administre o serviço.
O que fazer com os cartões adquiridos?
Os motoristas que forem notificados com avisos de irregularidade até este sábado (29), com vencimento até o dia 19 de julho, devem regularizar a situação na sede do Ittran. O órgão estará atendendo com horário estendido das 8 às 17 horas. Com relação aos bilhetes adquiridos até agora, os usuários podem ficar tranquilos, pois não perderão a validade.
O Ittran alerta ainda que os agentes de trânsito permanecem fiscalizando as vagas especiais (idoso, pessoas com deficiência, transporte de valores, carga e descarga, ônibus, motos, farmácia, hotel). Qualquer irregularidade será notificada.
Continua depois da publicidade
Mais informações podem ser obtidas no Ittran, no fone (47) 3431-1530.