A chuva que cai em Santa Catarina desde o final da semana passada deve vir com ainda mais intensidade entre a noite de terça e quarta-feira. Em algumas regiões, como Sul, Serra e parte da Grande Florianópolis, pode chover nestes dois dias a média do mês inteiro. A chuva forte está prevista em todas as regiões catarinenses.

Continua depois da publicidade

A Epagri/Ciram prevê que nestes dois dias o acumulado de chuva chegue a 150 milímetros no Estado, uma quantidade bem alta para o período. Como já chove há alguns dias, o nível dos rios está elevado e o solo está encharcado, por isso há risco de deslizamentos e alagamentos.

A Defesa Civil alerta para risco de deslizamentos de terra em todas as regiões do Estado, principalmente no Oeste, Meio Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Norte, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Destaque para os municípios de Ituporanga, Palhoça, Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque, Timbó, Pomerode, Balneário Camboriú, Vidal Ramos, Ponte Serrada, Xanxerê, Chapecó, Seara, Concórdia.

Há também riscos de inundações em nos médios e grandes rios nos municípios do Vale do Itajaí, especialmente no Alto Vale, Rio Canoas, Rio Cará, Rio Uruguai e todas as bacias do Litoral Sul.

Continua depois da publicidade

Na quinta-feira o ciclone que começou a se formar na terça-feira e que provoca as fortes chuvas vai em direção ao oceano.

— Isso traz duas consequências: a primeira é que começamos a ter aberturas de sol. Nesse dia, a chuva será mais do Oeste ao Planalto e no geral fraca. A segunda é o vento que aumenta de intensidade ao longo do dia. Previsão de rajadas moderadas a forte entre 60 e 80 km/h — afirma o meteorologista Leandro Puchalski.

O sol volta a aparecer no Estado na sexta-feira e sábado, porém no domingo a instabilidade volta a SC.

Continua depois da publicidade

Confira a previsão para os próximos dias em SC:

Terça-feira

Previsão: chuva persistente em todas as regiões, acumulando em média de 60 mm a 80 mm, especialmente no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. No Alto Vale, acumulado de 30 mm a 50 mm em média.

Quarta-feira

Previsão: chuva forte com acúmulo de 80 mm a 100 mm em todas as regiões, incluindo o Alto Vale do Itajaí. Nestes dois dias (terça e quarta-feira), o acumulado de chuva pode chegar a 150 mm no Estado e, em algumas localidades isoladas, esse total pode ser superado.

Quinta-feira

Previsão: no Oeste, Meio-Oeste e Norte do Estado tempo melhora no decorrer do dia. No Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis persiste a condição de chuva e com altos volumes, acumulando elevados totais, em média de 50 mm a 70 mm.

Continua depois da publicidade

Fonte: Epagri/Ciram

Leia mais notícias:

Defesa Civil aumenta cota prudencial do rio e pede que famílias de áreas baixas saiam de casa em Rio do Sul

Cidades de SC registram volumes altos de chuva, e Defesa Civil alerta para risco de novos deslizamentos

Chuva causa alagamentos e deslizamentos em cidades de SC

Últimos dias de maio são de chuva persistente em Santa Catarina

Chuva causa alagamentos e deslizamentos em cidades de SC

Previsão de mais chuva deixa Defesa Civil em alerta em Blumenau