A economia brasileira cresceu 0,29%, na comparação com os últimos três meses de 2013, segundo o Banco Central (BC). O número foi apontado pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) do país. A avaliação também aponta uma queda de 0,11%, em março, na comparação com fevereiro.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
> Economia brasileira cresce 2,3% em 2013
> Brasil tem terceira maior alta do PIB em 2013 entre 13 grandes economias
> PIB do Brasil cresce pouco, mas traz boas surpresas
Continua depois da publicidade
Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, foi registrado crescimento de 1,56%, de acordo com os dados sem ajustes, já que são períodos iguais na comparação. Em março deste ano, contra o mesmo mês de 2013, houve queda de 0,09%. Em 12 meses encerrados em março, a expansão ficou em 2,46%.
O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária.
A diferença entre os dados de PIB medidos pelo BC e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) se dá na forma como são calculados os dois índices. O indicador do Banco Central leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho da agropecuária, indústria e serviços. A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores, acrescida dos impostos sobre produtos. Já o PIB do IBGE é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.
Mas afinal, o que é o PIB?
* Zero Hora com agências