O prêmio Top of Mind já é tradicional no mundo do marketing e busca saber, por meio de uma pergunta simples, quais as marcas mais lembradas espontaneamente pela população quando se refere à determinados produtos ou serviços.
Continua depois da publicidade
Criado pelo Instituto Mapa, em parceria com o jornal A Notícia, em 1995, a edição catarinense do Top of Mind passou por algumas mudanças ao longo dos anos, sempre procurando valorizar as marcas do Estado.
Segundo o diretor-presidente do Instituto Mapa, José Nazareno Vieira, houve muitas mudanças nas categorias da premiação nos últimos 20 anos. Algumas foram pesquisadas ano após ano, outras foram e voltaram, enquanto algumas não estão mais entre as categorias de produtos e serviços há algumas edições.
-Fomos buscando, aos poucos, as grandes empresas que são campeãs estaduais. No processo evolutivo, caminhamos mais para as categorias com marcas de nível estadual.
Continua depois da publicidade
De acordo com Vieira, o foco da organização do Top of Mind sempre foi o de reconhecer as marcas catarinenses. No entanto, isso não significa ignorar marcas nacionais, que também são, de forma espontânea, apontadas pelos consumidores como as mais lembradas em Santa Catarina.
Para ele, o prêmio é uma grande contribuição do Instituto Mapa, do jornal A Notícia e do Grupo RBS, para o mercado, já que identificam e valorizam as marcas que estão no topo da mente do consumidor catarinense.
Ainda no processo histórico do Top of Mind, uma das principais novidades dos últimos anos foi a inclusão de um top de executivos. Além de serem pesquisadas categorias junto à população, há três anos também são realizadas pesquisas em categorias mais específicas junto à executivos e empresários que atuam no Estado.
Continua depois da publicidade