A Secretaria de Urbanismo de Jaraguá do Sul começou a fazer as medições para instalar duas passarelas metálicas na Ponte Maria Moser Grubba, no Centro. O motivo são as constantes reclamações de pedestres, ciclistas e cadeirantes em virtude do espaço, que foi reduzido em 40 centímetros de cada lado no começo do ano para criação de uma terceira faixa para veículos, com o objetivo de reduzir o congestionamento no local.

Continua depois da publicidade

O secretário de Urbanismo, Ronis Bosse, diz que as passarelas terão cerca de três metros de largura. Primeiro será instalada a passarela do lado esquerdo, de quem segue da Epitácio Pessoa em direção ao bairro Czerniewicz. Do lado direito será mais complicada a execução por causa da existência de um poste perto da estrutura, que precisará ser removido, e de uma tubulação do Samae que fica debaixo da passarela. Segundo Bosse, a expectativa é de que a obra seja realizada até o fim do ano, mas ainda não há previsão de abertura do edital de licitação e dos custos.

Bosse admite que a sinalização implantada na estrutura pelo setor de trânsito após a mudança – que orienta os pedestres e ciclistas a andarem no sentido da via, acompanhando os carros – não foi suficiente para que ciclistas e pedestres transitem pelas passarelas sem dificuldade.

Pais de uma menina de dois meses, Estefani Alves Vieira, 23 anos, e Julian Witthoeft, 25, já precisaram várias vezes se espremer na murada de contenção para evitar o choque entre o carrinho do bebê e os ciclistas.

Continua depois da publicidade