Um projeto que surgiu nas salas de aula do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisociesc e ganhou reforço na Câmara de Vereadores, os Parklets em Joinville saíram oficialmente do papel na manhã desta terça-feira, quando o primeiro deles foi inaugurado na Travessa Bachmann, no Centro da cidade, pelo prefeito Udo Döhler e por autoridades regionais do Norte de SC.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias de Joinville e região no AN.com.br
Comuns nos Estados Unidos e na Europa, os Parklets – que são pequenos espaços de convivência construídos sobre vagas de estacionamento – ainda não existem em grande escala no Estado, e o lançamento do projeto do Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj) coloca Joinville na dianteira desta corrida pelo aproveitamento urbano em Santa Catarina.
– A ideia sempre foi muito bem-vinda, mas algo assim não poderia sair do papel sem uma lei municipal que autorizasse. Assim, a Câmara de Vereadores e seu presidente, Rodrigo Fachini (PMDB) tiveram um grande papel fundamental em tornar este processo não apenas possível, mas legal do ponto de vista jurídico – explicou o presidente do Ippuj, Vladimir Constante.
Continua depois da publicidade
Tudo começou quando foi lançado aos estudantes da Unisociesc o desafio de propor uma intervenção em um local específico da cidade de Joinville, com o objetivo agregar valor ao espaço urbanístico da cidade, ampliando o espaço útil do pedestre e ocupando vagas de estacionamento.
– Mais de 200 alunos apresentaram trabalhos. Destes, oito foram considerados vencedores, e o primeiro lugar ficou com as estudantes Tatiane Ferreira da Luz e Jéssica Camila Nava. E foi o projeto delas que ganhou forma hoje na Travessa Bachmann – contou a coordenadora do curso, Graziella Demantova.
A proposta foi aprovada pelo Ippuj e respaldada por projeto de lei apresentado pelo vereador Fachini. Segundo o projeto, a ideia principal é democratizar o uso da rua, priorizando o pedestre.
Continua depois da publicidade
A justificativa é que, no espaço das duas vagas sobre as quais foi construído o Parklet, e que abrigavam em média 40 carros por dia, agora poderão receber mais de 300 pessoas diariamente.
O projeto também foi elogiado pelo prefeito Udo Döhler, que reconheceu a importância do novo equipamento do cenário urbano que, segundo ele, conversa com as ideias propostas no Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) de Joinville.
– Em qualquer projeto que contemple a mobilidade de uma cidade, existe uma pirâmide de valores onde os pedestres estão sempre no topo, sendo os mais valorizados. O Parklet caminha no mesmo sentido, e é satisfatório ver ideias como esta surgindo nas nossas universidades – disse o prefeito.
Continua depois da publicidade
Projeto ainda contempla mais sete unidades no Centro
De acordo com o projeto do Ippuj, a ideia inicial é de que mais sete unidades sejam construídas na região do Centro, totalizando as oito iniciativas que foram propostas pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisociesc.
Contudo, não existe, por hora, um número máximo de Parklets que podem ser construídos. Qualquer comerciante ou empresa poderá fazer a solicitação à Prefeitura, e uma análise vai verificar a viabilidade.
– Se tudo estiver certo, quem solicitou se torna uma espécie de “tutor” do espaço, sendo responsável pelo cuidado e manutenção – explicou o presidente da Câmara e proponente do projeto de lei, vereador Rodrigo Fachini.
Continua depois da publicidade
O lançamento do projeto também marcou a abertura oficial da programação do Dia Mundial sem Carro, onde Udo citou algumas as propostas que, em prazos de 10, 15 e 20 anos, pretendem colocar a cidade em outro patamar na questão de mobilidade urbana.
Como nos anos anteriores, o objetivo do Dia Mundial sem Carro é sensibilizar a população sobre a utilização consciente do carro, através de atividades culturais, esportivas e recreativas na rua, incentivando o uso de transportes alternativos como a bicicleta e o transporte público. A programação vai até as 17 horas na Travessa Bachmann.

Confira onde devem ficar os próximos Parklets em Joinville
1) Rua Alexandre Döhler (em frente à Panificadora da Vila)
2) Rua Princesa Isabel (em frente à confeitaria)
3) Rua 15 de Novembro (em frente a Casas Bahia)
4) Rua do Príncipe (em frente à Lanchonete Kibeleza)
5) Rua Doutor Norberto Bachmann (primeira vaga vindo da Estação Central, lado Leste)
6) Rua do Príncipe (em frente à Rua das Palmeiras, lado Oeste)
7) Rua do Príncipe (em frente à Catedral, lado Oeste)