O Ministério Público de Blumenau recebeu na segunda-feira à noite as explicações solicitadas à prefeitura e à Viação Piracicabana sobre o funcionamento do transporte coletivo na cidade. O promotor da Defesa da Moralidade Administrativa, Odair Tramontin, deve estudar os relatórios e emitir um parecer durante a próxima semana.
Continua depois da publicidade
Tramontin explica que pode solicitar informações complementares, pedir o apoio de técnicos para analisar os dados, e marcar reuniões com os envolvidos.
– Preciso me inteirar do teor do que veio e a partir daí tomar alguma posição – antecipou.
O conteúdo das explicações ainda não foi divulgado. O Seterb foi procurado pela reportagem para comentar a situação, mas até a noite desta terça-feira não havia dado retorno sobre as solicitações.
Questionamentos
Continua depois da publicidade
No inquérito o promotor pede respostas para três pontos: se os 190 ônibus prometidos inicialmente pela Piracicabana estão, de fato, à disposição; se há alguma providência concreta para que os outros 40 veículos prometidos cheguem no prazo de 30 dias da assinatura do contrato (termina nesta quinta-feira), e também um relatório que explique o motivo dos problemas com itinerários e mecânica registrados até agora.
Tramontin diz que recebeu mais de 100 reclamações de usuários, a maioria sobre descumprimento de horários e linhas de ônibus, além da superlotação e dos frequentes problemas mecânicos enfrentados pela frota nas últimas semanas.