O prefeito Napoleão Bernardes assinou no fim da manhã desta quarta-feira o decreto de situação de emergência no transporte público em Blumenau. Com a medida, o Seterb ganha o poder de realizar imediatamente o chamamento de meios de transporte alternativos para suprir a falta de ônibus na cidade. De acordo com o prefeito, vans, ônibus e micro-ônibus escolares que já possuem credenciamento na autarquia serão chamados para fazer o transporte das principais linhas do município.
Continua depois da publicidade
::: Clóvis Reis: Blumenau avança para decreto de emergência
::: Sem avanço nas negociações, greve do transporte coletivo continua em Blumenau
O decreto já foi publicado e está valendo. Segundo Bernardes, agora cabe ao Seterb construir um plano operacional para viabilizar o mais cedo possível a utilização dos veículos.
– Enquanto isso a prefeitura continua trabalhando com o Ministério Público do Trabalho para tentar uma medida que garanta a cota mínima de 30% do transporte. É uma pena que ontem na reunião de conciliação as empresas e os funcionários não chegaram a uma decisão – declarou.
Continua depois da publicidade
O prefeito adiantou que nesta quarta-feira os transportes alternativos ainda não estarão nas ruas. Por enquanto, apenas uma parcela de ônibus da empresa Rodovel estão rodando, enquanto os trabalhadores da Glória e da Verde Vale seguem de braços cruzados sem avanços na negociação do pagamento do 13º salário.