A cratera que se abriu na avenida Osvaldo Reis – com a chuva forte que atingiu Itajaí na noite desta terça-feira – já começou a ser fechada. A Secretaria de Obras do município trabalha no local nesta quarta-feira fazendo o reaterro do buraco e pretende liberar o trânsito ainda na parte da noite. A Defesa Civil garantiu que com a contenção que será feita não há risco de novos deslizamentos.
Continua depois da publicidade
>>> Cratera na pista da Osvaldo Reis causa congestionamento
Continua depois da publicidade
O secretário de Obras de Itajaí, Tarcísio Zanelatto, explica que a obra deve ser concluída nos próximos 15 dias. Nesta quarta-feira será feito inicialmente o reaterro da cratera, de acordo com o responsável pela pasta.
– Depois do reaterro temos que esperar o adensamento da terra (que é a compactação). Isso pode demorar cerca de 10 a 15 dias e só depois poderemos colocar o asfalto novo – argumenta.
No entanto, o secretário ressalta que a prefeitura deve liberar o trânsito no local – que foi desviado para uma das pistas contrárias – na noite desta quarta-feira. Segundo Zanelatto, além da cratera, houve alagamentos na Avenida Sete de Setembro, no bairro Centro.
Continua depois da publicidade
Defesa Civil vai emitir laudo sobre acidente
O coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Everlei Pereira, afirma que o local onde a cratera se abriu não corre mais risco de deslizamento. Pereira argumenta que um geólogo do órgão esteve na Avenida Osvaldo Reis e irá emitir um laudo sobre as características do acidente e formas de prevenção.
– O geólogo constatou que o local não corre mais riscos com a contenção que está sendo feira pela prefeitura – avalia.
Conforme o coordenador, a secretaria de Obras vai fazer uma obra de enrocamento com pedra e argila – que é o preenchimento do buraco com esse materiais, fazendo uma espécie de contenção para evitar qualquer perigo para pessoas e veículos.
Continua depois da publicidade
A causa do acidente ainda não foi esclarecida. Pereira diz que algumas hipóteses para o deslizamento são o fluxo intenso de veículos na rodovia, infiltrações no asfalto ou rompimento do emissário de esgoto. O Semasa, a Celesc e algumas companhias telefônicas também estão no local do acidente fazendo consertos.
Assista o vídeo sobre os trabalhos na Avenida Osvaldo Reis: