O prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall (PMDB), acatou o pedido encaminhado sexta-feira pela Secretaria de Saúde do município, que solicitava a exoneração do médico anestesista José Alberto Dantas. Ele é o atual médico-regulador do município e teve o registro de atividade profissional suspenso pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) por 30 dias, entre 16 de abril e 15 de maio, por infrações ao dois artigos do Código de Ética Médica.

Continua depois da publicidade

Segundo a Procuradoria-Geral do Município, o ato de exoneração foi encaminhado para publicação no Diário Oficial do Município nesta terça-feira. Ainda conforme a procuradoria, uma comissão será instaurada para avaliar possíveis punições para o agente público. Não há prazo para a finalização desta investigação.

O prefeito Kleber Wan-Dall (PMDB) não descarta que após a apuração dos fatos o profissional possa voltar a exercer o cargo de médico-regulador, mesmo após a exoneração.

– A decisão da exoneração já foi tomada. O cargo de médico-regulador é um cargo comissionado, este tipo de cargo é de livre exoneração e nomeação. Obviamente é uma função importante que não pode ficar sem responder, então passada essa fase, é uma avaliação técnica da Secretaria da Saúde, que vai definir quem responderá pela regulação e vou acatar este entendimento – disse o prefeito à reportagem.

O caso veio à tona após denúncias apuradas pela NSC Blumenau, que apontavam que Dantas era suspeito de atuar como médico-regulador do município, mesmo impedido de exercer qualquer atividade profissional relacionada à medicina, conforme a punição aplicada pelo CRM-SC. Desde março ele também atuava como diretor técnico do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Continua depois da publicidade

::: Leia mais notícias de Santa Catarina no NSC Total