A Prefeitura de Blumenau prepara uma campanha de vacinação contra o surto de raiva animal que afeta as propriedades rurais da cidade. Nesta quinta-feira, dia 13 de novembro, foi aprovado no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural a compra de 24 mil doses do medicamento que será aplicado em todos os bovinos, equinos e bubalinos (búfalos) existentes na cidade. O objetivo é evitar que a doença se espalhe e cause mais prejuízos aos produtores rurais, pois oito casos já foram confirmados e outros oito casos suspeitos estão sendo analisados.

Continua depois da publicidade

A expectativa da Diretoria de Desenvolvimento Rural, responsável pela ação, é que até o fim deste mês inicie a aplicação da vacina, tendo em vista o prazo para entrega do medicamento por parte da empresa fornecedora. O diretor Iremar José Blum explica que os animais receberão duas doses, com um intervalo de 30 dias, e que não haverá custo para os produtores rurais.

Veja também

::: Surto de raiva animal preocupa produtores rurais de Blumenau

Nos próximos dias será montado um cronograma de trabalho para as seis equipes que irão efetuar a aplicação da vacina na cidade. Serão duas equipes no bairro Vila Itoupava, duas na Itoupava Central, uma no Garcia, e uma Testo Salto. Elas serão responsáveis por percorrer todas as propriedades medicando os animais contra a doença.

Continua depois da publicidade

– A ideia é que tenhamos uma programação com os dias em que vamos passar em cada rua, para que assim o produtor rural possa se organizar e recolher os animais a serem vacinados – afirma Iremar.

Não há necessidade de efetuar cadastramento em nenhum órgão para que o animal tenha direito a medicação, basta aguardar a divulgação da data em que a equipe estará em cada rua e recebê-la.

Imunização nos profissionais

Antes do início da campanha, os profissionais que irão atuar na aplicação das doses também estão sendo vacinados. De acordo com o Diretor de Desenvolvimento Rural, é importante que todos estejam imunizados, pois a doença pode ser contraída através da saliva, mordidas e arranhões.

– Como existe um risco à saúde das pessoas, é importante que os proprietários também fiquem atentos – alerta Iremar.

Continua depois da publicidade

A orientação é que caso o animal apresente algum dos sintomas da doença, o proprietário procure a Diretoria de Desenvolvimento Rural, situada na rua Norberto Seara Heusi, 777, no bairro Escola Agrícola, para receber orientação de como proceder no manipulação com o animal e também as ações necessárias para garantir a segurança de todos que residem na propriedade.