A prefeitura de Blumenau exonerou Eduardo Roberge Frutuoso do cargo de gerente administrativo e financeiro da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes). A portaria foi assinada pelo prefeito Napoleão Bernardes dia 9 de dezembro e publicada no Diário Oficial dos Municípios nesta quinta-feira. Frutuoso era cargo de confiança do ex-diretor da pasta, Geraldo Pfiffer, que pediu desligamento no início da semana.
Continua depois da publicidade
Entenda o caso
::: Diretor da Semudes pede exoneração do cargo após denúncias de irregularidades
::: Promotoria investigará denúncias de irregularidades na prefeitura de Blumenau
Uma viagem feita pelos servidores do Departamento Administrativo e Financeiro da secretaria em uma segunda-feira ao Parque Beto Carrero World deu início à investigação feita pela Procuradoria Geral do Município (PGM) e também pelo Ministério Público. A empresa AD Tur Transporte e Turismo é acusada de beneficiar com transporte gratuito os servidores da Semudes. De acordo com o secretário da Semudes, Valdecir Mengarda, a segunda exoneração aconteceu também para não prejudicar as investigações no setor:
Continua depois da publicidade
– Solicitamos à Câmara para que nos encaminhe os vídeos da sessão e da denúncia feita pelo vereador. Após a análise da Procuradoria, poderemos instaurar um inquérito disciplinar – antecipou o secretário.
Secretário prestará esclarecimentos na Promotoria
A 14ª Promotoria de Moralidade Pública deve abrir um inquérito civil para apurar as denúncias envolvendo possíveis irregularidades na Semudes. O promotor Gustavo Mereles Ruiz Diaz solicitará cópias dos contratos entre a prefeitura e a empresa AD Tur. Também pedirá comprovantes das prestações de serviço e as autorizações de pagamento.
Mengarda deve comparecer ao Ministério Público para prestar esclarecimentos dia 15 de dezembro às 11h. A reportagem tentou contato com Eduardo Roberge Frutuoso, mas até a tarde desta quinta-feira não obteve retorno das ligações.