A partir do seu 101º ano a Usina Salto não irá gerar apenas energia, mas também momentos de lazer e conhecimento. Estes são os planos conjuntos da Celesc e da prefeitura de Blumenau. O secretário de Planejamento do município, Alexandre Gevaerd, conta que está sendo desenhada uma parceria com a companhia do Estado.
Continua depois da publicidade
::: Usina Salto passa por nova fase ao completar cem anos em Blumenau
A ideia é aproveitar o espaço para diversão tanto de blumenauenses quanto de quem vem da região. Na área da barragem, que forma um remanso, é possível a prática de esportes aquáticos. Lá já está a balsa histórica que fazia a travessia no Passo Manso até a inauguração da ponte do Badenfurt. Ela deverá ser aproveitada nos novos planos e preservada.
– É uma região ótima. Está num ponto estratégico e tem tudo para ser mais um grande atrativo para a nossa cidade. Há atrativos e espaço para isso – acredita Gevaerd.
Ainda é estudada também a criação de um museu contando a história da produção de energia no prédio que abrigou a primeira subestação da usina. Visitas guiadas e outras atividades de lazer devem ser criadas a partir do plano de cooperação a ser assinado no começo de 2015.
Continua depois da publicidade