O Consórcio Siga e as empresas Nossa Senhora da Glória, Rodovel e Verde Vale terão prazo de 15 dias para responder notificação emitida na tarde desta quinta-feira pela prefeitura. O documento convoca as responsáveis pelo transporte público de Blumenau a se manifestarem sobre supostos descumprimentos de obrigações trabalhistas, previdenciárias e fundiárias, identificados pelo poder público durante o período de intervenção no sistema.
Continua depois da publicidade
A prefeitura quer que o Siga e as empresas apresentem provas de sua capacidade financeira para operar o sistema e um plano de ação que garanta a normalidade do serviço, pondo fim às constantes paralisações do transporte coletivo na cidade.
Sindicato prevê paralisação de ônibus a partir do meio-dia de sexta em Blumenau
Apesar de pressão semelhante já ter sido feita anteriormente, o prefeito Napoleão Bernardes indicou na tarde desta quinta-feira, em entrevista ao Santa, que essa seria a última tentativa de “salvar” o contrato de concessão. A notificação representaria um ultimato ao Siga e às empresas.
– Blumenau não merece e nem pode continuar vivendo com essas incertezas – disse.
Continua depois da publicidade
Prefeitura decreta intervenção no Siga e na Glória após anúncio de nova paralisação
“A intervenção é menos traumática”, diz prefeito Napoleão sobre transporte público em Blumenau
Uma comissão montada pela prefeitura, formada por profissionais das áreas jurídica e contábil, vai avaliar as informações que serão repassadas. Se o Siga e as empresas não apresentarem evidências de que têm condições para continuar a operar o sistema, o poder público sinalizou que deve rescindir o contrato de concessão do transporte público.