Os prédios do quarteirão próximo ao local onde desabaram três prédios na noite de quarta-feira, no Rio de Janeiro, foram evacuados na manhã desta quinta-feira.Todas as pessoas que estavam em edifícios entre as Avenidas 13 de Maio e Almirante Barroso, a Rua Senador Dantas e a Travessa dos Poetas de Calçada, no centro do Rio de Janeiro, estão sendo retiradas.

Continua depois da publicidade

O trânsito na Avenida Almirante Barrosos foi interditado, a Rua Senador Dantas teve sua mão de direção invertida, com o tráfego passando a ser feito no sentido da Avenida Chile para a Rua do Passeio, na Cinelândia. Na Avenida Chile estão grandes edifícios comerciais e as sedes da Petrobras e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Três corpos foram encontrados nos escombros na manhã desta quinta-feira. Segundo o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, cerca de 16 pessoas ainda estão desaparecidas. No entanto, este número não foi confirmado.

Por volta das 20h30min de quarta-feira, os prédios localizados na Avenida Treze de Maio, nos fundos do Theatro Municipal, desabaram e deixaram cinco feridos com vida. O número de mortes não foi informado. As buscas prosseguiram durante a madrugada.

Familiares e amigos de pessoas desaparecidas e que estariam na região no horário do desabamento demonstram tensão e ansiedade em busca de informações. Antes deslocado para a sede da Caixa Econômica Federal, um centro de atendimento a pessoas atrás de notícias foi deslocado para a Câmara de Vereadores do município, que fica próximo aos prédios que ruíram.

Continua depois da publicidade

Os imóveis, muito antigos, desabaram, aparentemente, por danos estruturais, que provocaram um forte barulho no momento do desmoronamento. O prefeito Eduardo Paes afirmou que nenhuma hipótese está sendo descartada, inclusive de uma explosão, diante dos vários testemunhos neste sentido.

– Mas o mais provável é que não tenha sido nenhum tipo de explosão, e sim um problema estrutural – insistiu Paes.

Os bombeiros e as equipes de socorro, apoiados por policiais, isolaram a área para facilitar as operações de resgate, enquanto escavadeiras, caminhões de lixo e caminhões-cisterna começaram a circular para a retirada dos escombros.

– As equipes de resgate trabalharam toda a noite com cães de busca. Eles só deixarão de buscar quando estiverem seguros de que não há mais vítimas – afirmou o prefeito.

Continua depois da publicidade

O prédio de 20 andares era um edifício comercial, vazio à noite, com muitas firmas de advogados. De acordo com várias testemunhas, o terceiro e o nono andar estavam passando por reformas.

Pouco depois veio abaixo o imóvel de 10 andares, causando ainda mais pânico. Uma espessa camada de poeira cobriu as ruas e os carros estacionados ao redor. Trinta pessoas que estavam em um prédio vizinho foram resgatadas pelos bombeiros sem problemas.

Cinco operários estavam num dos prédios no momento do desabamento, e um deles, Alessandro da Silva Fonseca, ficou preso no elevador quando tentava escapar. Os demais conseguiram fugir. Alessando foi resgatado pelos bombeiros e teve alta do hospital na manhã de quinta-feira.

Em gráfico, veja onde ficam os prédios que desabaram