Quem observa a praia do mirante não ouve um ruído. Lá embaixo, tudo parece tranquilo entre os guarda-sóis que colorem a palidez das areias. Ao descer, a primeira impressão só se reforça. O Morro dos Conventos é tranquilidade e beleza no Sul de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Fuja do Litoral e aventure-se em trilhas por rios e rapel em cachoeiras

Confira onde e como se aventurar em rios da Grande Florianópolis

DC pelas praias: leia as matérias de verão

Conforme a tarde passa e a sombra dos paredões vai cobrindo as dunas, banhistas chegam à beira do mar calmamente, sem pressa ou preocupação. Há uma imensidão de areia para encontrar lugar. Se em largura a praia do Morro dos Conventos tem 84 passos, em comprimento, segue até se perder de vista.

Continua depois da publicidade

Para quem é de Araranguá e região, a praia é a alternativa para fugir da badalação de Arroio do Silva e poder curtir um momento de descanso.

— Aqui é muito tranquilo. Posso ficar e literalmente descansar. É um lugar ótimo para tirar um dia de folga — conta Kelly Zeferino, professora de matemática em Araranguá.

Essa tranquilidade ganhou em intensidade a partir de fevereiro de 2015, quando passou a ser proibido andar de carro pela praia. Antes, era comum as pessoas estacionarem seus veículos na orla e ficar com o som alto ouvindo música. Mas mesmo quando era mais movimentada, a praia sempre encantou a turista argentina Ana Garibay.

— Faz 17 anos que venho para cá. Já fui para muitas praias no Brasil como Búzios, Florianópolis, Bombinhas, e aqui é minha preferida — conta ela enquanto a filha brinca com a toalha de banho ao vento.

Continua depois da publicidade

SC registra mais de 20 mil casos de lesões por águas-vivas nesta temporada
Saiba o que fazer para amenizar a dor provocada por águas-vivas 

De tanto vir para o Morro dos Conventos, Ana acredita que já influenciou cerca de 20 amigos de familiares na região da cidade de Santa Fé a escolherem a praia para tirar férias.

— Aqui tem espaço. Mesmo com mais pessoas você consegue ter privacidade. Os guarda-sóis ficam longe e a praia é limpa também — destaca Ana.

Mas toda essa quietude e tranquilidade também rende tempo para pensar. O guarda-vidas Marcel da Silva Silvério cresceu no Morro dos Conventos e lembra da época, há 15 anos, quando a praia era mais badalada.

Continua depois da publicidade

— Não sei se é porque a gente cresce e tem saudade da infância, mas eu preferia a época que tinha mais movimento — conta Silvério.