O eleitor joinvilense que ainda não realizou o cadastramento biométrico e quer terminar o ano sem pendências com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) tem até esta quarta-feira para fazer o procedimento.
Continua depois da publicidade
Os funcionários do único posto de atendimento da cidade, localizado na região central, trabalham em regime de plantão desde a última segunda-feira para atender a população entre 12 e 17 horas. No ano que vem, serão mais três dias de plantão (4, 5 e 6 de janeiro) antes do retorno ao expediente normal, no dia 7.
Leia as últimas notícias de Joinville e região no AN.com.br
Tire dez dúvidas sobre o cadastramento biométrico
Continua depois da publicidade
Durante o horário especial, o posto conta com 30 profissionais por turno para realizar os cadastramentos – eram 80 antes do recesso e serão 45 após o retorno, em janeiro. Na última segunda-feira, foram realizados 891 atendimentos, número maior do que a média dos dias anteriores, de aproximadamente 700 cadastros.
O casal Vandir e Rubia Becker procurava uma data em que pudesse ir junto para fazer o cadastramento. Quando soube que havia o plantão, foi até o posto do TRE.
– Tivemos um atendimento excelente e em dez minutos estava tudo pronto. Agora, já podemos aproveitar as férias mais tranquilos sem essa preocupação – conta o comerciante.
Continua depois da publicidade
Até a última segunda-feira, 64,78% dos eleitores de Joinville já haviam realizado o cadastramento biométrico, segundo dados do TRE-SC. Ainda resta uma parcela de 142.327 pessoas, que terão até 22 de março para atualizar o cadastro. Aqueles que perderem o prazo terão o título cancelado e ficarão sujeitos a sanções como a suspensão do CPF e o bloqueio da conta bancária.
– Se não atingirmos 80% até março, significa que a revisão do eleitorado não teve sucesso, mas acredito que chegaremos a esse número – diz Thiago Ramos Magalhães, chefe de cartório da 76ª zona eleitoral.
Para realizar o procedimento é preciso apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência emitido nos últimos três meses e o título de eleitor. Os homens maiores de 18 anos, no caso do primeiro alistamento, devem apresentar também quitação militar. Para os maiores de 70 anos, a biometria só é necessária se o idoso quiser continuar a exercer o direito de voto.
Continua depois da publicidade
O QUÊ: horário de plantão para o cadastramento biométrico em Joinville
QUANDO: 23 de dezembro; e 4, 5 e 6 de janeiro, das 12 às 17 horas
ONDE: rua Otto Boehm, 71, Centro