O embarque de grãos ao exterior via SCPar Porto de São Francisco do Sul foi retomado com a liberação da primeira das duas esteiras de carregamento do terminal graneleiro. O retorno parcial do serviço ocorreu pouco mais de uma semana depois que parte da estrutura do corredor de exportação 15-B, cedeu, no domingo, dia 11. Com o retorno das atividades a operação está garantida.

Continua depois da publicidade

A exportação de granel sólido na unidade portuária estava paralisada há oito dias nos dois trippers, em um deles devido à queda da estrutura em uma área de aproximadamente 40 metros. No outro, o carregamento ficou comprometido por precaução e necessitou de reforço para abarcar sozinho a atividade. É este que retomou as operações nesta segunda-feira.

Já a liberação da segunda esteira depende da realização de obras. De acordo com Luis Furtado, diretor-presidente do SCPar Porto de São Francisco do Sul, a intenção é de que a operação integral do terminal graneleiro aconteça cerca de 45 dias depois do início dos reparos na ala atingida. A reforma do local começa hoje.

Ainda conforme Furtado, mesmo após a conclusão dessa obra emergencial, estão previstos investimentos diretos na reformulação das esteiras de embarque de exportação portuárias nos próximos dois anos. A estrutura atual é de 2004, e a manutenção está a cargo da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).

Leia Mais

Continua depois da publicidade

Exportação de grãos está paralisada no Porto de São Francisco do Sul