A Amvali prepara quatro novas propostas para substituir a ponte do Zanotti, que liga Jaraguá do Sul a Guaramirim, pelos bairros Centenário e Imigrantes. Os projetos serão apresentados aos prefeitos Dieter Janssen (PP) e Lauro Fröhlich (PSD) e ao promotor do Meio Ambiente, Alexandre Schmitt, até o final de fevereiro – acompanhados de orçamentos. Em 25 de janeiro, a promotoria já havia acionado os municípios para que encontrassem uma alternativa à passagem, danificada pelas chuvas de 2008 e 2014 e interditada para veículos há mais de 20 anos. A pressão do Ministério Público é pela demolição da ponte de madeira, que apresenta riscos à população.

Continua depois da publicidade

Na ocasião, a Amvali já tinha duas opções, com o reaproveitamento dos pilares da atual estrutura: uma exclusiva para pedestres e ciclistas, e outra ampliada para a passagem de automóveis. Das novidades propostas agora, três delas também reaproveitam os pilares: uma com estrutura metálica; a segunda, de concreto armado; e a terceira, de concreto armado aliado a uma passarela metálica para pedestres. Também está em análise uma ponte de concreto protendido, mais resistente.

Independentemente da escolha, será necessário fazer obras de enrocamento, já que a localidade é na “curva” do rio Itapocu e há forte ação de assoreamento e erosão. O projeto escolhido segue então para a Fatma, para as devidas licenças ambientais. E, claro, para a captação de recursos, pois as prefeituras estão com uma margem mínima (ou nula) para investimento. Os representantes da região na capital do Estado serão acionados para fazer a diferença. Só não se pode ter esperanças de uma nova ponte no curto prazo.

Promessas

Em 2014, a Secretaria de Desenvolvimento Regional (atual ADR) ensaiou um convênio com os dois municípios para viabilizar a reconstrução da ponte. No ano anterior, as chuvas de setembro haviam destruído uma das cabeceiras.

Continua depois da publicidade

—————————–

Sem aulas

Previsto para março, o Centro de Educação Profissionalizante (Cedup) de Guaramirim não deve ser entregue antes de maio. A empreiteira responsável, CRC, pediu prorrogação de 60 dias — solicitação ainda não aprovada pela Secretaria Estadual de Educação — baseada nas chuvas de dezembro e janeiro, e trabalha atualmente na pavimentação e revestimento, instalações hidráulica e preventiva de incêndio e implantação de jardins. Antes de deixar a Gered, Lorita Karsten já dava por certo que o início das aulas seria apenas em 2017.

Quinhão

A ex-diretora de Saúde de Guaramirim Cheila Rohweder assumiu como secretária da pasta no lugar de Jair Tomelin, que é filiado ao PP. Na divisão de cargos, o cargo deveria ser preenchido por um indicado do PSDB — desde setembro, o partido cobrava o espaço. A nova secretária não é filiada ao partido, mas veio por indicação dos tucanos.

Para aprender

Começa a funcionar oficialmente neste domingo, em Jaraguá do Sul, a Escola Bike Anjo, voltada a quem ainda não sabe pedalar. A proposta é do grupo de voluntários que já atua na cidade repassando orientações sobre segurança para ciclistas iniciantes. Para a Escola Bike Anjo, o encontro é em frente à Scar, sempre no segundo domingo do mês. São aceitas doações de bicicletas.

Boleto

Os 3,6 mil carnês de IPTU já começaram a ser distribuídos em Massaranduba, com expectativa de arrecadação de R$ 3,2 milhões — os valores foram reajustados em 10,6%. O tributo pode ser parcelado em até seis vezes, mas, historicamente, 80% da população preferem pagar à vista. O desconto para pagamento em cota única em março é de 20%; em abril, de 10%; e de 5% para quem pagar em maio. É possível retirar o carnê no setor de tributação da prefeitura de Massaranduba.

Continua depois da publicidade

Farmácia

A reunião entre a Secretaria de Saúde e os vereadores para esclarecer dúvidas sobre a Farmácia Básica e a entrega de medicamentos será na próxima terça-feira, dia 16. O encontro foi solicitado pela vereadora Natália Petry (PMDB).

Faixa-preta

Massaranduba vem se destacando na região Norte pelo incentivo dado ao caratê e à disseminação da modalidade. No último sábado, cerca de 50 esportistas do município, de Blumenau, Joinville e Garuva se reuniram para debater questões teóricas, como a história e a filosofia desta arte marcial, e também para treinos.