O mutirão para podar árvores próximas à rede de energia elétrica vai começar no próximo sábado, com pelo menos três equipes de trabalho, com caminhões e tratores, em Jaraguá do Sul. O projeto-piloto, encabeçado pelo vereador Eugênio Juraszek, conta com a parceria da Celesc e da Fujama, além de envolver a comunidade – os próprios agricultores da região devem empunhar motosserras para desbastar a vegetação dentro dos terrenos. As primeiras ações serão no bairro Rio da Luz e seguem pelo Ribeirão das Pedras e na Tifa Jararaca.

Continua depois da publicidade

Segundo a Celesc, de 80% a 90% das quedas de energia no Vale do Itapocu acontecem por causa da vegetação sobre a rede, causando interrupção do abastecimento. Na região rural de Jaraguá, a produção granjeira fica prejudicada, já que há poucos geradores. Como Corupá é a cidade mais atingida, existe expectativa de que o mutirão também seja realizado lá. Mas, por enquanto, ninguém ainda manifestou interesse em mobilizar a comunidade corupaense. #ficaadica.

——————

Torneiras vazias

Por culpa da falta de energia, segundo o Samae, as torneiras de Jaraguá do Sul passaram o final de semana sem água. A estação de tratamento teria ficado sem energia na sexta e no sábado e todos os reservatórios secaram. O abastecimento só foi normalizado na tarde de domingo, mas com muito barro e sujeira. Sobrou reclamação.

Continua depois da publicidade

Integração

Na missão de apresentar o livro sobre a Chiesetta Alpina de Jaraguá do Sul na Itália, a comitiva jaraguaense encontrou até a sobrinha do papa João Paulo 1º, Pia Luciani (E), na cidade de Vallada Agordina. Ela recebeu um exemplar das mãos de Vicente Donini e Iria Tancon, integrantes da comissão de construção da igreja dedicada aos imigrantes. O registro foi feito por Flávio José Brugnago, um dos autores do livro.

No páreo

Está consolidada a ida do ex-prefeito de Schroeder Felipe Voigt para o PMDB, com a assinatura da ficha marcada para dia 19, no Restaurante Rockimbach. Depois de participar do encontro do partido com o vice-presidente da República, Michel Temer, em Florianópolis, Voigt recebeu, na casa dele, na noite de sexta-feira, a comitiva estadual liderada pelo secretário estadual Carlos Chiodini. A candidatura a prefeito é dada como certa, só falta acertar a coligação e o nome do vice.

Pano para manga

Calhas entupidas ou reformas malfeitas? Há dúvidas sobre o que causou o alagamento na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul com a chuva de sexta-feira. O levantamento dos prejuízos só deve ser contabilizado na quinta-feira. Novos debates sobre a construção da nova sede do Legislativo devem retornar nesta semana ao plenário, que ficou debaixo d?água. Ninguém nega a necessidade de um novo imóvel, mas vale lembrar que, na semana passada, tanto os vereadores da situação quanto da oposição anunciaram que eram contrários, tendo em consideração a atual situação econômica.

Estágio

A Amvali vai contratar três estagiários para atender à demanda do setor de planejamento, projeto e do Comitê da Bacia do Rio Itapocu. As vagas são para estudantes de arquitetura, engenharia civil, ambiental ou florestal e também nas áreas de administração, marketing ou publicidade e propaganda. A seleção será feita pelo IEL e a contratação está prevista para março.

Continua depois da publicidade

Caligrafia

O vereador Mauro Bramorski (PSB) está divulgando a lei sancionada no ano passado em Massaranduba que obriga médicos e dentistas a fornecer receitas digitalizadas. O risco de farmacêuticos não entenderem a prescrição escrita à mão é a principal motivação. Já a fiscalização da lei, essa é outra história.