A mobilidade de Jaraguá do Sul terá uma nova etapa em breve, com mudanças na Rua Walter Marquardt e implantação de um binário no bairro Vila Lenzi. Com as alterações, a prefeitura certamente voltará a ouvir reclamações dos usuários por causa da extinção de vagas de estacionamento e implantação de espaço destinado a ciclistas. Previsível pela falta de comunicação com lojistas e moradores atingidos, como foi na Bernardo Dornbusch e no Czerniewicz.
Continua depois da publicidade
A ideia é que a Rua Walter Marquardt, na Barra do Rio Molha, comece a operar com o trânsito alterado no sábado – durante a semana serão retirados os tachões, repintado o meio-fio e colocadas as placas. Entre a ponte do Curtume e a rua 25 de Julho, haverá duas pistas no sentido bairro Centro e uma para seguir em direção à Barra. As vagas de estacionamento na via serão extintas dos dois lados, também para dar espaço a uma ciclofaixa. Onde não houver espaço para ciclistas, a calçada será compatilhada com os pedestres.
Na Vila Lenzi, o recapeamento de algumas ruas foi o pontapé inicial para a implantação do binário, que terá a rua Padre Alberto Jacobs com sentido exclusivo para o bairro e Expedicionário Antônio Carlos Ferreira com direção única para o Centro. As mudanças só devem acontecer em março e nas duas vias haverá corte de vagas de estacionamento em pelo menos um dos lados. A região será inundada com 90 placas de sinalização, e há preocupação com três pontos críticos: os cruzamentos das ruas João Planincheck com A. C. Ferreira, da Irmão Leandro com a Maria Umbelina da Silva, e da Víctor Rosemberg.
——————————
Nas águas
Continua depois da publicidade
Na primeira semana de fevereiro, a galera do Clube de Canoagem Kentucky enfrentou as ondas da praia de Barra Velha. Neste sábado, o compromisso dos atletas foi aqui no rio Itapocu mesmo, na primeira edição do Canoagem para Todos. O programa abre 30 vagas por mês para que a população tenha contato com o esporte de forma gratuita e segura.
De pé
Mesmo que com atraso de 40 dias, o acordo entre o PSDB e o PMDB de Massaranduba se cumpriu na Câmara de Vereadores. O peemedebista Vanderlei Sasse, o Leca, foi eleito presidente na última sessão, depois que o tucano Silvio Mainka finalmente renunciou.
Saídas
Os partidos da base aliada ao governo de Guaramirim – PSD, PP, PT, PR, PSB, PSDB, PSC e PT do B – se reúnem na próxima semana para definir os possíveis candidatos à eleição de outubro. O prefeito Lauro Fröhlich (PSD) quer uma relação daqueles que ocupam cargos comissionados para “organizar” as exonerações para o período de desincompatibilização, que tem prazo até 2 de abril para quem está no primeiro escalão.
Oportunidades
O Movimento Catarinense pela Excelência desembarca na próxima quarta-feira, dia 23, em Jaraguá do Sul com uma palestra gratuita (a entrada é um livro ou um quilo de alimento) sobre gerenciamento de processos e equipes. “Lean como ferramenta para a Excelência” será o tema de Sammy Obara, mestre em gestão de tecnologia que ajudou a implantar o Sistema Toyota de Produção no Brasil, Japão, Estados Unidos e Venezuela. O especialista defende a implantação do Lean também em ambientes como escolas e hospitais.
Continua depois da publicidade
Boa sacada
Massaranduba vai sediar novamente o torneio de vôlei de areia, nas quadras da escola Pedro Aleixo. Os jogos estão marcados para os dias 27 e 28 de fevereiro, mas o prazo de inscrição termina já nesta segunda-feira, dia 15.
Regional
A Amvali realiza a posse do novo presidente da entidade, o prefeito de Barra Velha, Claudemir Matias, na próxima quarta-feira, às 14h. Nesta primeira assembleia do ano, os sete prefeitos do Vale do Itapocu já têm dois temas espinhosos: as condutas vedadas em ano eleitoral e o plano integrado de resíduos sólidos. O processo do lixo corre o risco de voltar a estaca zero.
Salários
As negociações sobre o reajuste salarial dos servidores públicos da região começam na semana que vem. Massaranduba e Schroeder são os primeiros a fazerem assembleias, nos dias 16 e 17. Depois, as reuniões acontecem em Jaraguá do Sul, Schroeder e Massaranduba. O Sindicato vai ouvir as reivindicações das bases, mas será difícil arrancar aumentos mais ousados do que o índice da inflação.