A matéria publicada no site do Diário Catarinense na noite da última sexta-feira, dando conta de que a Federação Russa consultou a Fifa sobre a possibilidade de transferir sua sede para Florianópolis, rendeu manchetes em alguns dos principais portais de notícias da Rússia no fim de semana.
Continua depois da publicidade
O SportExpress e o LiveSport repercutiram a informação e alertaram para os atrasos nas obras do CT de Itu – apenas um dos dois campos programados já está em obra e o centro de fisioterapia sequer tem as fundações. O primeiro chegou a chamar a matéria com a seguinte chamada: “Itu ou Florianópolis?”.
As publicações ainda destacaram a estrutura oferecida pelo resort Costão do Santinho durante o Congresso Técnico da Fifa, na semana passada, e reproduziram uma fala do técnico da seleção russa, Fabio Capello, elogiando a organização do evento.
– Acho que foi muito útil conhecer a cidade e entender o que esperamos no Brasil, em termos práticos, e que medidas ainda precisam ser tomadas para que a Copa do Mundo seja a melhor possível – foram as palavras de Capello.
Continua depois da publicidade
A imprensa russa, no entanto, lembrou que Fabio Capello descartou a mudança de CT e reproduziu uma entrevista em que o secretário geral da Federação Russa, Anatoliy Vorobyev, garante que a seleção fará sua preparação para o Mundial em Itu.
Em contato com a imprensa da região, o DC apurou que a prefeitura de Itu foi pressionada pelo ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e se comprometeu a terminar a reforma no gramado do estádio até o dia 20 de março, quando haverá uma nova visita da comitiva da Rússia. Caso a promessa não seja cumprida, os russos estariam livres para escolher uma nova sede. O dia 18 de maio é a data limite para a construção do centro de fisioterapia.