As primeiras rotas que devem ser evitadas no final da tarde e início da noite desta terça-feira são da área central da cidade, por causa das duas manifestações que devem ocorrer. A Polícia Militar explica que não há um roteiro pré-definido de ruas a serem fechadas, porque isso vai depender da movimentação dos manifestantes.

Continua depois da publicidade

Mas ruas como a Paulo Fontes, no Centro, por exemplo, estão entre as que devem ser obstruídas logo após o início dos protestos. A alternativa, nesse caso, é desviar pela Avenida Gustavo Richard ou pela Avenida Mauro Ramos.

As imediações do Mercado Público também devem ser evitadas. Como existe a possibilidade do trânsito ser prejudicado até nas principais vias, como a Beira-Mar Norte, a PM pede para os motoristas voltarem mais cedo para casa, se possível. A recomendação é reforçada para aqueles que moram no continente.

Outro agravante para o tráfego deve ser a questão do tempo, como explica o major Alessandro Marques, da PM.

Continua depois da publicidade

– O dia está nublado, começou chuvoso, e mais pessoas saíram mais de carro. Vai ser uma tendência natural ter mais carros nas ruas – expõe.

A PM acredita que a concentração de pessoas deve aumentar já a partir do início dos protestos, marcados para as 16h, em frente à Catedral Metropolitana, e às 17h45min, em frente ao Terminal de Integração do Centro (Ticen).

A corporação pretende deixar os manifestantes pacíficos exercitarem seus direitos, mas levando em conta também a parcela da população precisa se deslocar pela cidade. Todo o efetivo da PM deve estar de prontidão, monitorando as ações pela cidade.

Continua depois da publicidade

Guarda Municipal fará a segurança de prédios públicos

O foco da Guarda Municipal de Florianópolis será a segurança dos prédios públicos, da Prefeitura e da Câmara Municipal. De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Jean Carlos Cardoso, um efetivo de 60 guardas devem ir às ruas fazendo esse trabalho de segurança dos prédios.

Protestos marcados em outras cidades

Na quarta, haverá protesto em Joinville, proposto pelo MPL, na Praça da Bandeira, às 16h30min, e em Biguaçu, às 18h, na avenida Marcondes de Mattos.

Orientações da PM e da Guarda Municipal

l Evitar as ruas da região central a partir das 16h. Ruas como Paulo Fontes devem ser as primeiras a serem fechadas. A alternativa pode ser desviar pela Gustavo Richard ou voltar pela Mauro Ramos.

Continua depois da publicidade

l No decorrer das manifestações, outras vias poderão ser obstruídas, sendo necessário acompanhar as sinalizações da Polícia Militar.

l Quem não for participar dos protestos precisam se programar com antecedência para chegar mais cedo nos locais. Os usuários de transporte coletivo devem ter em mente que podem ser necessários desvios, o que também pode atrasar a volta para casa.

l Os motoristas devem fazer o possível para chegar em casa mais cedo, para evitar o congestionamento.

Continua depois da publicidade