Quase um mês após o início das aulas em Florianópolis, muitos estudantes ainda não conseguiram renovar o cartão social para o transporte urbano. O maior problema são as enormes filas que a comunidade precisa enfrentar para atualizar o cadastro e desbloquear o cartão. Na manhã desta quarta-feira, 7, a Hora foi até a Secretaria de Mobilidade Urbana, ao lado do Terminal de Integração do Centro (Ticen), e a situação não era diferente.

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Maria José de Lima Santos, 30 anos, moradora do bairro Monte Cristo, na região continental da Capital, foi pela quarta vez tentar renovar o cartão que a filha de 14 anos usa para estudar.

— Nas outras vezes tinha muita fila, eu estou grávida e não posso ficar muito tempo. Está muito complicado porque tenho que pagar do bolso pra ela ir pra escola — diz.

Rejane Ferreira dos Santos, 40, já tinha tentado na terça-feira, 6, mas a fila estava ainda maior e ela desistiu.

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— Eu acho isso uma palhaçada com a gente, nós trabalhamos, não dá pra perder o trabalho todo dia pra vir aqui, sendo que é um direito nosso, acho isso desumano com a sociedade. Com tanta tecnologia poderiam fazer algo para agilizar isso. E o pior é que as informações não são precisas, eles mandam você pra cá, pra lá, ninguém sabe dar informações claras para o cidadão.

A empregada doméstica Claudete Rosa de Carvalho, 40, sabe muito bem o que é receber uma informação errada. Ela perdeu a manhã de trabalho para renovar o cartão dos dois filhos e a maior parte do tempo ficou em filas.

— Antes de vir eu liguei e me mandaram ir lá no Box 77, no Mercado Público. Cheguei lá antes das 8h e às 9h, quando fui ser atendida, eles falaram que não era lá, que era aqui e tive que pegar outra fila. Depois dessa vou para a terceira fila. Isso é revoltante.

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Mudanças

A Hora acompanha a situação do recadastro da tarifa social e cadastro único desde 21 de fevereiro, quando houve tumulto no Espaço Inclusivo, no Box 77 do Mercado Público. Na época, a Prefeitura de Florianópolis fez algumas mudanças para evitar filas. No entanto, para a atualização e desbloqueio do cartão social de transporte público a população continua enfrentando horas de espera nas filas.

O secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Marcelo Roberto da Silva, informa que foi ampliado o número de computadores e atendentes na sede da Secretaria de Mobilidade para agilizar o processo. Antes eram apenas três funcionários e hoje chega a oito. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, mas segundo Silva, já foi estendido até a meia-noite.

O cadastro único e a tarifa social tinham prazo para renovação de dois anos. Porém, em 2017, a prefeitura alterou a legislação após encontrar irregularidades nos cadastros e, desde então, o recadastro precisa ser feito todos os anos. Segundo Silva, atualmente o município possui 22 mil famílias inscritas no cadastro único.

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Confira como fazer o cadastro e atualização da tarifa social e cadastro único

Cadastro Único

O Cadastro Único é feito no Espaço Inclusivo, no Box 77 do Mercado Público, no Centro da Capital. É preciso comparecer ao local com os documentos solicitados e passar por uma entrevista, que leva até 30 minutos. O atendimento é das 9h às 17h. O Cadastro Único é para famílias com renda comprovada de até dois salários mínimos.

Já o recadastramento deverá ser feito somente no mês de aniversário do responsável familiar.

Documentos para cadastro no CAD (maiores de 18 anos):

RG

– CPF

– Título de eleitor

– Carteira de Trabalho (mesmo não assinada) e contracheque

– Comprovante de renda e/ou benefícios

– Certidão negativa do INSS – somente para cadastro em auditoria

– Comprovante de residência atualizado (30 dias), podendo ser contrato de aluguel, conta de luz, água ou telefone

– Caso de adulto estudante, comprovante de frequência escolar

Crianças e adolescentes (0 a 17 anos):

Certidão de nascimento original ou carteira de identidade

– Acima de 5 anos, atestado (original e uma cópia) de frequência escolar atualizado (30 dias)

– Carteira de vacinação para crianças menores de 5 anos

Tarifa social

O recadastramento para estudantes que já têm o cartão social é feito na Secretaria de Mobilidade, ao lado do Ticen. É preciso levar o atestado de matrícula e o comprovante de residência. Após a atualização dos dados, é preciso desbloquear o cartão na sede do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis (Setuf), que fica ao lado da secretaria. O atendimento é das 8h às 18h. Com o cartão social, os estudantes de baixa renda têm direito a isenção da tarifa.

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