Numa região onde sertanejo é o gênero mais popular, o rock’n roll e suas vertentes buscam atalhos para chegar ao público do Oeste Catarinense – nem que esses atalhos sejam por vezes inusitados. Em Caçador, a banda de pop rock Espaço Restrito acaba de lançar o EP Silêncio e Álcool e prepara-se para gravar em julho o segundo álbum de inéditas. Alcançou popularidade, no entanto, disfarçando a identidade no começo do grupo, em 2010, quando emplacou canções nas principais rádios e viu as letras serem cantadas durante os shows.
Continua depois da publicidade
Performance de rua com palhaços convida população a superar medo
O fundador da banda, Thiago Matos (vocal, violão e guitarra), conta que levou um single para uma das rádios locais sem identificar o nome dos autores. A aceitação foi tão grande que ouvintes começaram a pedir e a música virou um sucesso.
– O primeiro disco foi lançado em setembro de 2011 e teve várias músicas que ficaram entre as 10 mais tocadas nas rádios da região. Fizemos shows com plateia lotada e cantando junto – conta.
Continua depois da publicidade
Na época nem todos os fãs sabiam que eram músicos conterrâneos.
– Se diz que é daqui, as pessoas não dão valor – lamenta o músico.
Ouça:
– Os mais jovens é que salvam o rock. Tem muitas bandas legais em Caçador, mas faltam locais para tocar. E quando contratam pagam pouco. Enquanto isso o rock vai sobrevivendo no underground.
NOVO DISCO EM JULHO
Superadas as questões de identidade e aceitação, o grupo agora vive nova fase. Desde agosto do ano passado tem uma nova formação: Thiago Martins (guitarra), Rafael Teixeira (baixo) e Lucas Neves (bateria) liderados por Thiago Matos. Ele começou na música há 17 e apenas em 2010 acreditou na possibilidade de um projeto autoral. Hoje, aos 32, atua como empresário e músico ao mesmo tempo.
O EP Álcool e Silêncio tem quatro músicas e foi gravado no estúdio Fonte Sonora, de Videira. As faixas são de autoria de Matos (letra e música), que se inspira nas histórias que o rodeiam, nas de amigos e nas vivências pessoais para escrever. Embora tenha afinidade com o heavy metal, compõem músicas mais conectadas com o pop rock, em melodias que surgem quando está brincando com o violão.
Continua depois da publicidade
O grupo acabou de assinar contrato com a 4Azes Produções, de Chapecó, que ficará responsável pela agenda de shows prevista para começar em abril. Em julho a Espaço Restrito entra em estúdio para gravar novo álbum com 12 inéditas.