Nos próximos dez dias, a ponte do Trabalhador, em Guaramirim, deve ficar pronta. Desde o dia 8 de junho, a passagem está interditada porque a estrutura foi danificada durante a enchente e causava risco para a população.
Continua depois da publicidade
Nesta semana, os operários concluíram o aterro das cabeceiras da ponte e devem começar hoje a montar estrutura de ferro da pista para iniciar a concretagem. Segundo o secretário de Infraestrutura do município, Diogo Junckes, a obra começou no final de julho e está dentro do prazo.
– Depois de colocarmos o ferro, iremos concretar a estrutura. A passagem de carros será permitida após 15 dias e, para caminhões, estará liberada após 28 dias – explica.
Para conter a passagem dos veículos pesados, será feita uma barreira que só permitirá a entrada de veículos com 2,50 metros de largura. Junckes destaca que essa medida é preventiva para que a ponte não tenha sua estrutura novamente danificada.
A obra é realizada com recurso da Secretaria de Estado da Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul (SDR). O valor estimado é de R$ 380 mil.
Continua depois da publicidade
Estrutura no bairro Putunga levará mais 60 dias
Vai demorar mais 60 dias para o término da Ponte do Putunga, que liga os bairros Putunga, em Guaramirim, e Guarani-Açu, em Massaranduba. A estrutura caiu após uma enchente, em março de 2011.
Segundo o secretário de infraestrutura, Diego Junckes, está em fase de conclusão o aterro das cabeceiras da ponte para poder iniciar a concretagem da laje.
Enquanto a obra não fica pronta, os moradores continuam fazendo o desvio pela SC-108, que aumenta o percurso em cerca de dez quilômetros.
Por causa de problemas estruturais na obra, o prazo de conclusão foi estendido. A obra está orçada em quase R$ 732 mil com recursos do Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc) com contrapartida do município.
Continua depois da publicidade
*** Leia também Empresa deve fazer ajustes para obras nos condomínios do bairro Corticeira, em Guaramirim